• 27 de abril de 2024

“GOVERNO LULA VAI FORTALECER O PT-DF” | Ricardo Vale diz que gestão do petista vai recuperar o prestígio da legenda no cenário político da capital federal

De volta à Câmara Legislativa do DF como um dos expoentes do seu partido, o PT, o deputado Ricardo Vale acredita que o desempenho do governo Lula vai fortalecer a legenda para as próximas eleições. O distrital aponta que a gestão do petista vai ajudar o diretório local a recuperar o prestígio perdido nos últimos anos no cenário político da capital federal.

Em entrevista ao Expressão Brasiliense, o parlamentar reconheceu que o PT foi abatido pelo movimento que surgiu em 2018 da extrema-direita, culminando na eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Entretanto, Ricardo Vale ressaltou que “a péssima gestão do Bolsonaro fez o País acordar que o PT não é nada disso que esse povo falava”.

Na avaliação do distrital, as ações do governo Lula ao longo desse terceiro mandato do petista no Planalto vão “reverter toda essa antipatia criada contra os políticos do PT”. Ricardo relatou que na eleição anterior, o eleitor já estava mais receptivo aos candidatos da legenda. 

“As pessoas enxergaram que o PT não era esse monstro que o Bolsonaro e a extrema-direita pregavam. O governo Lula vai fazer um grande trabalho para o nosso País”, destacou o parlamentar. 

Ao ser questionado sobre como os impactos que uma decisão do governo Lula desfavorável ao DF em relação ao Fundo Constitucional e ao reajuste das forças de segurança poderiam afetar o futuro político do PT no DF, o distrital reforçou que seu partido foi à luta para não deixar que a capital ficassem sem os recursos do fundo e que a recomposição salarial dos policiais civis, PMs e bombeiros seja concretizada.

“Com certeza essas são situações que nos preocuparam muito e por isso fomos até a presidenta Gleisi e aos ministros mais próximos do Lula para pedir uma solução. A gente ficou tranquilo porque se, no final de tudo, não tiver alternativa, o presidente Lula se comprometeu em vetar a questão do Fundo Constitucional”, afirmou Vale.

Quanto ao reajuste salarial das forças de segurança do DF, Ricardo Vale salientou que “o governo Lula está fazendo em seis meses, o que o Bolsonaro não teve coragem de fazer para atender os policiais civis, PMs e bombeiros do Distrito Federal. A gente não entende porque surgiu toda essa rede de apoio ao Bolsonaro se ele nunca deu atenção para essas categorias”. 

Ricardo Vale finalizou dizendo que “o governo Lula vai fortalecer o PT-DF”. Para o distrital, nas eleições de 2026, a legenda deve lançar candidatura própria para concorrer ao GDF. Ele considera que o partido está mais forte politicamente no próximo pleito eleitoral e que talvez concorra ao cargo de deputado federal. “Tudo vai depender do que acontecer até lá, mas eu defendo que a gente deve abrir caminho para novas lideranças ocuparem espaço”, reconhece o distrital.

Fotos: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

CADASTRO ÚNICO | Governo define nova lista de documentos que precisam ser entregues pelos beneficiários para participar do programa

Read Next

CIRCUITO DISTRITO JUNINO | Começa o campeonato de quadrilhas juninas que vai agitar o DF até julho