• 18 de julho de 2024

INDICAÇÃO CONFIRMADA | Lula anuncia nas redes sociais que Cristiano Zanin vai para o STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou em suas redes sociais nesta quinta-feira (1º) a indicação do advogado Cristiano Zanin à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Antes de Lula divulgar nas redes sociais, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, também concedia entrevista à imprensa e confirmou que fora avisado a mensagem presidencial seria encaminhada ainda hoje.

Caso seja aprovado pelo Senado, Zanin ficará no lugar de Ricardo Lewandowski, que anunciou a aposentadoria em 11 de abril.

“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, escreveu em seu Twitter.

Em caso de aprovação, o STF voltará a ter 11 ministros, que previne empates em julgamentos. Zanin é advogado pessoal de Lula e ele pode ajudar como aliado na Corte. A nomeação desbancou o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, ex-secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tinha o apoio de Lewandowski.

Na noite de quarta-feira, 31, o presidente Lula teve um encontro no Palácio do Planalto com o advogado, comunicando a seus aliados que ele será indicado para a vaga no Supremo. Com isso, Zanin assumirá processos de interesse do governo, que abrangem desde modificações na Lei das Estatais até ações contra adversários, incluindo Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato.

O advogado é natural de Piracicaba, no interior de São Paulo, e cursou direito na Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Zanin ficou conhecido por ter defendido Lula nos processos da Operação Lava Jato, e também atuou como coordenador jurídico da campanha do atual presidente em 2022.

Indicado por Lula, foi ele quem apresentou o recurso que declarou suspeição do ex-juiz e senador Sergio Moro, e conseguiu que o petista pudesse concorrer à Presidência.

Trâmite no Senado

Pacheco explicou que a mensagem com a indicação será encaminhada à CCJ, onde Zanin será sabatinado. Em seguida, o Plenário do Senado irá votar a indicação, possivelmente depois do feriado de Corpus Christi, que acontece em 8 de junho.

O presidente do Senado avaliou positivamente a indicação de Zanin, e apontou desafios que o advogado deverá enfrentar para conquistar o apoio dos senadores

“Ele está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar, falar de seu passado, de seu perfil, dentro da normalidade de toda e qualquer indicação”, afirmou o senador.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CPI DA CLDF | General Heleno condena atos praticados por bolsonaristas nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro e afirma que não houve tentativa de golpe

Read Next

FORÇAS DE SEGURANÇA DO DF | Em reunião no Planalto, governo Lula apresenta proposta diferente do GDF e parlamentares reclamam nas redes sociais