• 23 de maio de 2022

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis não quer saber de Damares Alves e reafirma que Flávia Arruda é sua pré-candidata ao Senado

Ibaneis não quer saber de Damares Alves e reafirma que Flávia Arruda é sua pré-candidata ao Senado

Foto: material cedido ao Expressão Brasiliense

Em meio ao tititi e blá blá blá nos bastidores de uma suposta disputa entre as ex-ministras Flávia Arruda, que é deputada federal e presidente do PL no DF, e Damares Alves, filiada ao Republicanos, pelo apoio do governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, para o Senado Federal, eis que o próprio chefe do Executivo, que vai concorrer à reeleição, resolveu decidir a parada. Ibaneis se reuniu com Flávia e seu esposo, o ex-governador José Roberto Arruda, que também é do PL, na quinta (5), e reafirmaram a aliança.

Ato contínuo ao anúncio, a primeira aparição pública do governador e sua pré-candidata ao Senado foi no sábado (7) num importantíssimo evento do segmento evangélico, a reunião geral do Conselho de Pastores Evangélicos do DF – Copev-DF

Pastores chancelam apoio

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Durante o encontro com os líderes e pastores evangélicos, Ibaneis Rocha disse em seu discurso que ele e Flávia estavam em pré-campanha e que vão continuar trabalhando juntos “fazendo o bem pelo DF”. A ex-ministra elogiou a atuação do emedebista à frente do GDF. Muitos pastores manifestaram apoio a aliança liderada por Ibaneis Rocha. O Copev-DF é composto por líderes e pastores que representam cerca de 3 mil congregações e igrejas evangélicas do DF.

Compromisso assumido

Desde que foi anunciada a pré-candidatura da ex-ministra Damares Alves que se especulava que ela iria tomar o lugar de Flávia Arruda na chapa de Ibaneis ou que a sua entrada no cenário seria proposital e por determinação do presidente Jair Bolsonaro, que pertence ao mesmo partido de Flávia, o PL. No entanto, a deputada e ex-ministra Flávia Arruda nunca se posicionou publicamente, apenas se limitava a responder por meio de sua assessoria que o compromisso assumido com Ibaneis estava mantido.

‘Notinhas plantadas’

No decorrer da semana que passou, as supostas ‘notinhas plantadas’ em veículos de comunicação da capital federal dizendo que Flávia abandonaria Ibaneis para se lançar ao GDF junto com Damares Alves, ao invés de ‘dividir’ o grupo, objetivo real da fake news, teve um efeito contrário e ajudou a consolidar ainda mais a parceria entre a deputada e o governador. Ou seja, o mentor da ideia se deu mal.

Leia também  VACINAÇÃO NO DF | Seis pontos funcionam das 9h às 17h neste fim de semana

Racha no PT-DF pode colocar Leandro Grass, do PV, como candidato de Lula ao GDF

Fotos: Reprodução/Instagram

A briga entre o ex-deputado Geraldo Magela e a sindicalista Rosilene Côrrea para ser o candidato ou candidata do PT ao GDF pode acabar tendo um final inesperado para ambos. Como eles estão nessa disputa de cabo de guerra desde o fim de 2021 e não se entendem, a direção nacional do partido está disposta a bancar o distrital Leandro Grass, do PV, e deixar os dois ‘companheiros’ chupando dedo.

As tratativas já estão bem adiantadas entre as cúpulas dos partidos. Como Lula já começa a circular pelo País nesta semana é preciso que já se tenha definido quem será o candidato a ser chamado de ‘companheiro’ nos estados. O violão desafinado de Leandro Grass pelo visto ecoou lá pelas bandas de São Paulo. Ele inclusive esteve presente no ato de lançamento da pré-candidatura do Lula realizado ontem (7). Magela também estava presente, mas não tão perto do palco como Grass.

Fim da hegemonia petista

Essa movimentação do PT de abrir mão de encabeçar chapas nas disputas aos governos estaduais também está ocorrendo em Minas Gerais e no Amazonas. Portanto, o DF não será o único a não ter um petista como candidato ao governo estadual apoiado pelo Lula.

Vale-tudo para eleger Lula

Se fosse em outros tempos, os petistas não aceitariam abrir mão de suas estrelas, mas diante do atual cenário e da necessidade de garantir apoio ao projeto de eleição de Lula vale-tudo para que o ‘companheiro’ volte a sua a rampa do Planalto.

Leia também  NA PRÓXIMA TERÇA (14) | PSL-DF Mulher dá posse a nova Executiva com Sandra Faraj no comando

Chico Vigilante lança pré-candidatura para tentar o quinto mandato na CLDF

Foto: Reprodução/Instagram

Aqui no DF, um dos poucos petistas que tem força e capital político para ir tranquilamente para uma disputa eleitoral é distrital Chico Vigilante. Pesquisas e sondagens junto ao eleitorado brasiliense o colocam como o mais querido da CLDF. Chico já foi federal por duas vezes e deve continuar sentando numa das 24 cadeiras do parlamento distrital na próxima legislatura. Se eleito for, Vigilante vai para o seu quinto mandato na casa. Entre os petistas, Chico é o único a participar de quatro legislaturas e se depender da ‘companheirada’, ele volta em 2023.

Dona Weslian faz por Roriz Neto o que não fez pelas filhas

Foto: Reprodução/Google Imagens

Diferentemente de quando suas filhas Jaqueline e Liliane Roriz se candidatavam, a ex-primeira-dama do DF e viúva de Joaquim Roriz, dona Weslian, resolveu entrar de corpo e alma na pré-campanha do neto que carrega o nome do avô, Joaquim Roriz Neto. Na visão de observadores da política, Dona Weslian está fazendo mais por Roriz Neto do que fez pelas filhas. A matriarca da família nunca se envolveu nas candidaturas das duas ex-deputadas. Hoje a história mudou. Dona Weslian tem participado de agendas com o neto e por onde passa, ela faz questão de afirmar que ele é o único herdeiro político do ex-governador.

Celina comemora mais um programa do governo Bolsonaro para jovens e mulheres

Foto: Divulgação/Ascom Dep. Celina Leão

Na última quarta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro, do PL, assinou a Medida Provisória que institui programa voltado para a inserção e manutenção de jovens e mulheres no mercado de trabalho. A deputada Celina Leão, do Progressistas-DF, discursou durante a cerimônia e fez questão de elogiar a atuação do governo em prol das mulheres. Segundo Celina, Bolsonaro sancionou 66 leis voltadas para o público feminino. A parlamentar destacou que o presidente sancionou até mesmo projetos de deputadas da oposição reconhecendo o trabalho da bancada feminina, que é coordenada por ela.

Leia também  ELEIÇÕES EM GOIÁS | ‘Coroné’ Caiado já foi aliado de Marconi Perillo por muitos anos e hoje cospe no prato que comeu

Distrital vibrador

Foto: Reprodução/Google Imagens

O projeto de lei (PL 2.564/20) que altera o piso salarial da enfermagem foi aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta (4). Antes da votação, sindicatos e entidades representativas dos profissionais de enfermagem fizeram uma mobilização na Esplanada dos Ministérios. Eles se reuniram perto do Museu da República e caminharam até o Congresso Nacional. Chegando perto do anexo IV da Câmara dos Deputados, o pessoal fez um cordão humano e desceu gritando: ô ô ô…. a enfermagem chegou… a enfermagem chegou.

Um deputado federal que estava chegando no local viu a mobilização e quis saber quem era o ‘vibrador’ que estava vestido com o uniforme do Samu em meio ao tumulto. Horas depois da manifestação, o federal ficou sabendo no plenário que o ‘vibrador’ do cordão humano era o distrital Jorge Vianna, do PSD.

Já tem pré-candidato fugindo da raia e não honrando compromisso

Uma virtude essencial para um pré-candidato ou pré-candidata obter a vitória nas urnas é honrar seus compromissos. Pré-candidato que desmarca agenda em cima da hora, deixa de comparecer a eventos, não fala com a imprensa e se acha mais do que todo mundo, está fadado ao fracasso. E não tem dinheiro que faça milagres com esse tipo de gente.

Nesse período de pré-campanha, alguns casos de falta de compromisso por parte de pré-candidatos já chegaram até o conhecimento desta coluna. O próprio Expressão Brasiliense passou por isso na semana passada. Quem não cumpre um compromisso hoje, não vai cumprir lá na frente. Abre o olho eleitor!

Parabéns a todas as mães!

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

OBS: A coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos sem a prévia autorização deste site.

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

FRAUDES COM CRIPTOMOEDAS | Justiça norte-americana denuncia brasileiro por comandar esquema mundial que desviou milhões

Read Next

ATENDIMENTO AO CIDADÃO | Aplicativos ampliam acesso aos serviços do GDF