• 23 de maio de 2022

FRAUDES COM CRIPTOMOEDAS | Justiça norte-americana denuncia brasileiro por comandar esquema mundial que desviou milhões

Nesta sexta-feira (6), o Departamento de Justiça dos EUA denunciou Luiz Capuci Júnior, brasileiro de 44 anos, por supostamente orquestrar um esquema global de fraude com criptomoedas que teria movimentado US$ 62 milhões.

Segundo o processo, Capuci, CEO da Mining Capital Coin (MCC), vendia aos clientes “pacotes de mineração”, que garantiria cotas dos lucros da operação — o que, considerando a movimentação dos últimos meses do mercado de criptomoedas, traria lucros substanciais aos investidores. Os valores investidos pelos clientes deveriam ser destinados à mineração dos ativos.

Leia também  Líder comunitária do Riacho Fundo é presa por se passar de vítima de Brumadinho

Porém, segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o que realmente ocorria era outra coisa: Capuci pegava o dinheiro dos clientes e os desviava para carteiras de criptomoedas em sua posse.

Capuci é acusado de conspiração para cometer fraude eletrônica, conspiração para cometer fraude de valores mobiliários e conspiração para cometer lavagem de dinheiro internacional. Se condenado por todas as acusações, ele enfrenta uma pena total máxima de 45 anos de prisão.

Leia também  RESTRIÇÕES NO CARNAVAL | Mais cidades goianas aderem a medida de Caiado para proteger a população

SEC também denunciou brasileiro por fraudes de criptomoedas

A acusação pelo Departamento de Justiça dos EUA não foi a única recebida por Capuci. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) denunciou o brasileiro e seu sócio, Emerson Souza Pires, de mesma naturalidade, por vendas fraudulentas de planos de investimentos — os “pacotes de mineração” citados acima.

A SEC aponta que os brasileiros, juntos, venderam esses pacotes desde janeiro de 2018 para mais de 65 mil investidores no mundo inteiro, prometendo retornos diários nessas aplicações de 1% pagos semanalmente por até um ano.

Leia também  PESQUISA REVOLUCIONÁRIA | USP busca voluntários para testar vacina contra HIV

Porém, quando os clientes tentavam liquidar esses investimentos, eles eram manipulados a acreditar que por um erro nas aplicações, deveriam comprar novos pacotes ou perder todo o valor acometido anteriormente.

(CanalTech)

Foto: Reprodução/Pexels

Expressão Brasiliense

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Lula confirma pré-candidatura à presidência com Alckmin como vice

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis não quer saber de Damares Alves e reafirma que Flávia Arruda é sua pré-candidata ao Senado