• 19 de julho de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Cajado e Lira devem trair Celina Leão e articulam derrubada do texto do PLP do arcabouço fiscal aprovado pelo Senado para prejudicar o DF

Cajado e Lira devem trair Celina Leão e articulam derrubada do texto do PLP do arcabouço fiscal aprovado pelo Senado para prejudicar o DF

Foto/montagem: Reprodução/Google Imagens

Parece mentira, mas a mudança da legislação no Fundo Constitucional do DF (FCDF) pode voltar para o PLP do arcabouço fiscal, que retorna para apreciação da Câmara dos Deputados após o Senado Federal alterar o texto enviado pelos deputados na última quarta (21). Nos bastidores, o relator da matéria na Câmara, deputado Cláudio Cajado, do PP-BA, em conluio com o presidente da casa, deputado Arthur Lira, do PP-AL, articula a reinserção do trecho em que altera legislação do FCDF quanto ao repasse anual feito pelo governo federal para o GDF.

A iniciativa dos parlamentares demonstra que eles estão dispostos a trair a vice-governadora do DF, Celina Leão, que também é do PP, já que os dois deputados se comprometeram, com a própria leoa na frente de outros parlamentares, em manter a decisão dos senadores sobre o Fundo Constitucional. A atitude de Cajado e Lira é mais uma prova de que os dois deputados progressistas querem prejudicar a capital federal.

Controle do Centrão e pseudoaliados do governo Lula

Como Arthur Lira tem sob seu comando os parlamentares que são do Centrão, ele consegue pautar o plenário e convencer seus colegas a votar o que é de interesse dele e de seu grupo. Além disso, Lira também influencia deputados da base do governo Lula, principalmente, os pseudoaliados, que são aqueles que votam com o governo quando recebem algumas benesses. Sem o famoso ‘toma lá, dá cá”, eles ficam em cima do muro esperando quem ofereça algo a mais ou que o presidente Lira diga qual rumo seguir.

Adversários vão usar mudança no Fundo Constitucional do DF contra a leoa

Se a armação de Cajado e Lira der certo, nas eleições de 2026 adversários da vice-governadora Celina vão usar a traição dos deputados progressistas contra ela. A leoa tem participado ativamente de toda mobilização para excluir o FCDF do PLP do arcabouço fiscal. Porém, como se trata de um pleito eleitoral, o pessoal não vai medir as consequências e vão querer partir para cima com tudo, ainda mais que Celina Leão estará ocupando a cadeira de governadora durante as eleições.

Só Lula vai poder salvar a capital federal

Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar dos pesares, nem tudo está perdido. A decisão final sobre o Fundo Constitucional do DF deve ficar para o presidente Lula, do PT. Ele terá que sancionar o texto final do PLP e tem a prerrogativa de poder vetar a ‘emenda jabuti’ de Cláudio Cajado. Como já foi dito nesta coluna, o gesto do petista vai ajudá-lo, bem como seu partido, a recuperar o espaço político perdido na capital federal nos últimos anos, principalmente com os servidores da segurança, saúde e educação, que são categorias de trabalhadores que serão atingidas diretamente pela proposta dos deputados progressistas que visa prejudicar o DF.

Ibaneis fortalece MDB-DF para as eleições de 2026

Foto: Reprodução/Instagram

O governador do DF, Ibaneis Rocha, segue demonstrando que se tornou um político de mão cheia. As recentes filiações das deputadas distritais Doutora Jane e Jaqueline Silva ao MDB confirmam o seu poder de influência. A legenda é uma das maiores em relação à quantidade de filiados no DF e com a chegada das duas distritais, passa a ser a maior bancada da Câmara Legislativa do DF, que é presidida pelo emedebista Wellington Luiz, com cinco parlamentares. E Ibaneis que mais um distrital nessa bancada. Já se fala que o próximo a se filiar ao MDB será o deputado Rogério Morro da Cruz, que está sem partido. Fontes afirmaram para O Fino da Política que a meta do governador é fortalecer o partido para as próximas eleições. Atualmente, o partido comanda o Buriti, a CLDF, tem um deputado federal e cinco distritais, além de ter filiados gerindo administrações regionais, empresas públicas, entre outros órgãos do GDF.

Adeus ao bloco da família na CLDF

Foto: Reprodução/Google Imagens

Criado com o objetivo de ser ‘o fiel da balança’ em disputas acirradas na Câmara Legislativa do DF, o bloco ‘A Força da Família’  surgiu com sete parlamentares e agora só restam três integrantes: Rogério Morro da Cruz, João Cardoso, do Avante, e Paula Belmonte, do Cidadania. Durante a semana, os deputados Pepa e Pastor Daniel de Castro deixaram o bloco e criaram a liderança do Partido Progressistas, legenda à qual pertencem. Nos bastidores, o Buriti vinha monitorando as movimentações do grupo já que o idealizador do bloco, que não é deputado, dizia pelos corredores da CLDF que o colegiado de distritais queria mais espaço no GDF e que as negociações teriam que passar por ele. O governador Ibaneis, sabiamente, atendeu separadamente às demandas dos distritais e deixou o guru do bloco falando sozinho.

Paula Belmonte diz que é “mulher que tem útero”

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Um dos assuntos mais comentados no meio político brasiliense durante a semana passada foi a performance da deputada Paula Belmonte, do Cidadania, durante a reunião da CPI da CLDF da última quinta (22). A distrital continua insistindo na convocação de um fotógrafo que aparece nas filmagens das câmeras do Palácio do Planalto, entre outras reclamações rotineiras da parlamentar quanto à atuação da presidência da CPI. Mas, o que mais chamou atenção dessa vez foi a declaração dada por ela. Paula Belmonte do nada soltou a pérola de que ela era “uma mulher que tem útero”. A fala da distrital causou um certo alvoroço na CLDF. Tem gente até agora perguntando as razões dessa declaração. Outros acreditam que ela quis confrontar a fala do presidente Lula quando ele em 2016 chamou feministas do PT de ‘mulher do grelho duro’. Em tempo, Paula Belmonte pariu seis filhos.

Paulo Henrique Costa e o BRB foram destaques da reunião do Lide Brasília 

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Considerado um dos melhores quadros de todo o governo Ibaneis, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi o convidado especial da última reunião do grupo empresarial Lide Brasília. No encontro, o dirigente fez uma explanação sobre a sua gestão, que é a grande responsável por tirar o BRB da lama e transformá-lo numa instituição que se tornou case para outras empresas do segmento. O banco agora é bem avaliado por seus clientes, fornecedores e, principalmente, por seus empregados, que passaram a ter orgulho de fazer parte da instituição.

Sob a batuta de Paulo Henrique, o BRB saltou de 600 mil clientes para mais de 7 milhões, além de ter quebrado todos os recordes nesses últimos anos. A maior prova de fogo do banco foi ter encarado a pandemia de frente ajudando a população mais carente e o setor empresarial do DF a seguir em frente durante a pandemia do coronavírus. Hoje, Paulo Henrique Costa e os demais colaboradores do BRB colhem os louros e os resultados do trabalho de excelência que eles realizaram nos últimos anos.    

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É apresentador do podcast Café Expressão. É presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

SALVANDO MAIS UMA VIDA | Aeronave do Detran-DF transporta coração que veio de Maringá (PR) para transplante

Read Next

SE DEU MAL | Homem é detido em Formosa (GO) tentando entrar no presídio com drogas, celular, cabos e isqueiros no estômago