• 23 de fevereiro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Anderson Torres foi alvo de espionagem da Abin de Ramagem quando era secretário de Segurança do DF

Anderson Torres foi alvo de espionagem da Abin de Ramagem quando era secretário de Segurança do DF

Anderson Torres foi alvo de espionagem da Abin de Ramagem quando era secretário de Segurança do DF
Foto: Reprodução/Google Imagens

A operação deflagrada pela Polícia Federal contra o ex-diretor da Abin e deputado federal, Alexandre Ramagem, do PL-RJ, na última quinta (25), trouxe à tona que o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, foi um dos alvos da ‘estrutura paralela’ de inteligência que espionava, ilegalmente, autoridades e políticos durante o governo Bolsonaro. A arapongagem contra o ex-ministro foi utilizada pela PF para pedir autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para realizar a operação contra Ramagem. Num dos arquivos recuperados pela CGU no sistema da Abin consta a mensagem do então diretor da Agência solicitando aos agentes de sua equipe que identificasse quem era o motorista de uma Pajero preta que estava num jantar na Residência Oficial da Presidência da Câmara, que era ocupada pelo deputado Rodrigo Maia, no primeiro ano do governo Bolsonaro. Naquela noite de 2019, os parlamentares estavam decidindo quem seria o líder do PSL na Câmara, partido que Bolsonaro e seus filhos eram filiados. Na época, Torres era secretário de Segurança do DF, pertencia aos quadros da legenda e próximo do presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar. O ex-ministro e ex-secretário se manifestou dizendo que não tinha conhecimento dessa ação da Abin de Ramagem.

Classe política brasiliense está em alerta com medo de grampo e bisbilhotagem

Classe política brasiliense está em alerta com medo de grampo e bisbilhotagem
Foto: Reprodução/Google Imagens

Diante da revelação da espionagem realizada pela Abin, alguns políticos brasilienses, em especial os que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro, resolveram trocar o número do celular. Teve gente que até comprou outro aparelho e mandou destruir o antigo para dar fim a qualquer prova existente. Aqui na capital federal, muita gente do meio político tem medo de ter o seu aparelho celular grampeado e ter sua vida bisbilhotada. Na dúvida, é melhor trocar o número e o aparelho. A lista de quem trocou de número é grande. Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

CLDF volta aos trabalhos no dia 1º

CLDF volta aos trabalhos no dia 1º
Foto: Divulgação/Ag. CLDF

Na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, os deputados distritais voltam com os trabalhos do plenário na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Os distritais estão em recesso parlamentar desde dezembro. Os parlamentares deverão se debruçar sobre algumas pautas polêmicas no primeiro semestre deste ano como a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, o PDOT, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, o PPCUB, entre outros temas. Durante o segundo semestre de 2023, os deputados concentraram esforços na CPI e outras ações como o combate ao feminicídio. No ano passado, os debates acalorados entre bolsonaristas e lulistas atrapalharam os trabalhos da CLDF. Vamos ver se agora que já se passou um ano do governo Lula, o pessoal vira o disco e foca no Distrito Federal.

Mudança no time da saúde

Mudança no time da saúde
Foto: Fabiana Oliveira/Destaque DF

Com a explosão dos casos de dengue na capital federal, Ibaneis Rocha decidiu dar uma mexida na equipe da saúde. Na última quinta-feira, ele promoveu uma troca no comando da Subsecretaria de Vigilância à Saúde. Saiu Divino Valero e entrou o enfermeiro sanitarista Fabiano dos Anjos. A subsecretaria é responsável pelas políticas de combate à dengue. Fabiano comandava a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e foi um dos gestores que esteve à frente das ações da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) durante a pandemia da covid-19 e da crise da Monkeypox. O enfermeiro é um dos especialistas mais conceituados da SES/DF na área epidemiológica. Ele já esteve conosco no Café Expressão na época da pandemia e demonstrou ser um profissional muito qualificado. Que os ‘Anjos’ digam amém para Fabiano e que ele nos ajude a enfrentar essa doença.

Referência para os outros estados 

Referência para os outros estados
Foto: Divulgação/Ag. Brasília

Em meio a essa crise sanitária ocasionada pelo aumento de casos de dengue, que está ocorrendo em todo o Brasil, a secretária de Saúde do DF, a médica Lucilene Florêncio, não tem medido esforços para reduzir o avanço da dengue na capital federal. Ela inclusive foi um dos destaques da entrevista coletiva realizada pelo Ministério da Saúde recentemente para anunciar medidas de combate à dengue pelo Brasil. As ações promovidas pelo GDF são consideradas referências para as demais unidades federativas. 

Justiça do DF ajuda no combate à dengue permitindo o acesso a imóveis abandonados sem autorização

Justiça do DF ajuda no combate à dengue permitindo o acesso a imóveis abandonados sem autorização
Foto: Divulgação/Ag. Brasília

A decisão da Justiça do DF em permitir que os agentes da vigilância e demais integrantes da força-tarefa criada pelo GDF para enfrentar a dengue na capital federal possam adentrar em imóveis abandonados sem a autorização expressa de seus proprietários foi mais do acertada. A medida veio em boa hora considerando o avanço de casos da doença no DF. Como estamos no período de férias e Brasília é uma das cidades que possui um percentual alto de residências com piscinas, a decisão ajuda no combate à dengue. Tem muita gente que viaja e deixa de tratar da piscina enquanto está fora, o que é uma grande irresponsabilidade, pois água parada, ainda mais em abundância, se torna um criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

Fecomércio-DF oferece atendimento psicológico para PMs 

Fecomércio-DF oferece atendimento psicológico para PMs
Foto: Divulgação/Sesc-DF

A Polícia Militar do DF vive uma crise institucional centrada na saúde mental da tropa. Um percentual alto de policiais militares precisa de atendimento psicológico e a PMDF possui apenas um profissional especializado da área para atender todo o contingente. As últimas ocorrências envolvendo PMs sinalizam que a saúde mental dos agentes da corporação precisa de uma atenção maior. Eis que em meio a essa crise, a Fecomércio-DF, por meio do seu braço social, o Sesc, se propôs a ajudar a PMDF oferecendo o atendimento psicológico para os policiais da instituição. O Sesc disponibilizou 10 psicólogos para atender os PMs. A iniciativa da Fecomércio e do Sesc reforça o compromisso dessas instituições em contribuir para o desenvolvimento social da capital federal, tendo em vista que os policiais militares são agentes essenciais para o bom funcionamento da área de segurança. A Fecomércio-DF e o Sesc-DF, na pessoa de seus dirigentes, José Aparecido Freire e Valcides de Araújo, respectivamente, estão de parabéns por ajudar a PMDF. 

OAB/DF em dias com a sustentabilidade

OAB/DF em dias com a sustentabilidade
Foto: Reprodução/Google Imagens

O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Délio Lins e Silva Jr., comemorou nas redes sociais da instituição a instalação de placas fotovoltaicas para a implementação de energia solar na sede da entidade, que fica na Asa Norte. Além da sede, as unidades da OAB-DF em Taguatinga e Sobradinho, e o Clube da Advocacia também passarão a ter energia solar. Segundo ‘Delinho’, a medida vai ‘gerar uma economia de até 80% nos gastos com energia e cumprir o papel social da OAB/DF com a sustentabilidade’.

“É um passo gigante que a ‘Ordem’ dá para ajudar o País, o Mundo e o meio ambiente ajudando na sustentabilidade. É um legado que essa gestão vai deixar”, exaltou Délio Jr. 

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ESTRUTURA PARALELA NA ABIN | Assessor de senador bolsonarista é acusado de integrar grupo que espionava autoridades

Read Next

PRÉ-OLÍMPICO DE FUTEBOL MASCULINO | Brasil está com 100% de aproveitamento e se vencer o Equador na segunda (29) avança para quadrangular final