• 29 de abril de 2024

HOMENAGEADA PELA CLDF | Celina Leão recebe título de Cidadã Honorária de Brasília e declarações de apoio de Michelle e Damares para 2026

Com o plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) lotado, a sessão solene realizada na manhã desta quinta (29) para a entrega do título de Cidadã Honorária de Brasília à vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, apontou que a homenageada está se consolidando no cenário político como favorita para a disputa eleitoral ao GDF em 2026.

A cerimônia foi muito prestigiada e contou com a presença de autoridades de diversos setores do Poder Público, como o governador do DF, Ibaneis Rocha, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, e também de lideranças políticas e comunitárias de diversas regiões do DF, sinalizando que a leoa tem tudo para firmar uma grande aliança para o próximo pleito eleitoral

A outorga do título de Cidadã Honorária foi concedida pela Câmara Legislativa por meio da iniciativa de dois distritais que são muito ligados a Celina, os deputados Wellington Luiz, que é presidente da CLDF e do MDB-DF, Pepa, que é do partido da vice-governadora. Além deles, os deputados doutora Jane, Hermeto e Iolando, ambos do MDB, e pastor Daniel de Castro, também do PP, estiveram presentes na homenagem a Celina Leão.

Declarações de apoio

Entretanto, o que mais chamou atenção do mundo político foram as declarações de apoio dadas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pela senadora Damares Alves, do Republicanos. 

Damares fez um breve relato do seu convívio profissional e político com a leoa. A senadora destacou que a vice-governadora desde os tempos em que atuou como assessora sempre esteve engajada em resolver problemas da população brasiliense. Ao encerrar sua fala, Damares Alves incendiou a plateia. “Que Deus abençõe a próxima governadora do Distrito Federal”, afirmou.

Já Michelle Bolsonaro, sentada ao lado de Celina, mencionou momentos que elas viveram juntas durante a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Michelle fez uma rápida oração para a leoa pedindo que “o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê, Celina Leão, leoa, guerreira, a verdadeira paz que você precisa para conduzir o nosso amado Distrito Federal. E eu, como uma boa ceilandense, preciso muito de você”. 

As manifestações da ex-primeira-dama e da senadora deixam claro que Celina contará com o apoio de ambas em 2026. As duas são vozes importantes da direita na capital federal e exercem forte influência sobre os aliados do ex-presidente Bolsonaro por aqui, conforme demonstrado em 2022, quando Damares se lançou para o Senado e venceu a ex-ministra Flávia Peres (ex-Arruda), que liderava todas as pesquisas de intenções de votos desde o início da campanha.

Os partidos de Michelle e Damares, o PL e o Republicanos, respectivamente, marcharam com Ibaneis em 2022 e, certamente, vão apoiar Celina Leão em 2026. A leoa precisa agora conquistar apoios de outras legendas. 

A aliança que se desenha para 2026 para apoiar Celina na disputa ao Buriti já conta o PP, partido da leoa, o MDB, do governador Ibaneis e, com as declarações de Michelle e Damares, o PL e o Republicanos devem fazer parte do projeto. O que faz de Celina Leão uma candidata muito competitiva, pois terá tempo de propaganda eleitoral e recursos do fundo partidário consideráveis. O presidente do PSD-DF, o ex-vice-governador Paulo Octávio esteve presente na solenidade. Como em 2022, PO roeu a corda e decidiu bater chapa contra Ibaneis, a sua posição é uma incógnita e muita gente no meio político não confia no empresário multimilionário.

Como disse o presidente da CLDF e do MDB-DF, deputado Wellington Luiz, assim que Damares se manifestou de que gostaria de ver Celina governando o DF: – Que os anjos digam amém!

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

EM REUNIÃO COM GOVERNO FEDERAL | DF apresenta ações de combate à dengue

Read Next

COM O DF E 6 ESTADOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA | Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue neste ano