• 25 de abril de 2024

Bolsonaro vai ao EUA se encontrar com Trump no dia 19

O Brasil e os Estados Unidos sempre tiveram relações comerciais muito próximas. Porém, no quesito político-diplomático houve um distanciamento durante o governo Dilma (PT). Temer (MDB) sinalizou uma aproximação, mas será o presidente Jair Bolsonaro (PSL) que vai estreitar esses laços agora em março.

Em sua conta pessoal no Twitter, Bolsonaro anunciou que embarcará para os EUA no dia 19 de março e demonstrou que está animado com o encontro que terá com o presidente norte-americano, Donald Trump. “[Será] Uma grande oportunidade de retomar os fortes laços entre nossas nações na busca de um ocidente com liberdade e prosperidade. Temos muito a somar!”.

A Casa Branca confirma que haverá o encontro entre os dois chefes de Estado e informa que entre os temas que poderão ser discutidos no encontro destacam-se a cooperação na área da defesa, políticas comerciais, combate ao crime transnacional e a crise na Venezuela.

Bolsonaro e Trump devem tratar dos esforços mútuo para fornecer ajuda humanitária à Venezuela. Brasil, Estados Unidos e Colômbia lideraram o movimento de doações para os venezuelanos a partir da cidade colombiana de Cúcuta e da brasileira Boa Vista, capital de Roraima.

Os Estados Unidos, o Brasil e mais de 50 nações reconheceram Juan Guaidó, como presidente legítimo da Venezuela. Guaidó é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. O presidente Nicolás Maduro conta com apoio de China, Rússia, Turquia, México e Uruguai.

Os chineses estão de olho na aproximação entre o Brasil e os EUA, pois as duas nações possuem relações comerciais com o país e a China não quer perder mercado.

Da Redação com informações da Agência Oficial de Notícias da China

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Advogados de acusados na Lava Jato querem derrubar crime de lavagem

Read Next

Os bastidores da política em Brasília