• 26 de novembro de 2020

RETOMADA ECONÔMICA | Ministério da Economia aponta que números de empresas em funcionamento cresceu no último mês

A retomada da economia está se refletindo no aumento do número de empresas em funcionamento. Segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em setembro foram abertos 252.840 negócios a mais do que foram fechados.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO PESOU NO ORÇAMENTO | Inflação para família com renda mais baixa sobe para 0,89% em setembro

Em 31 de agosto, havia 19.289.824 empresas ativas no país. Em 30 de setembro, o número aumentou para 19.542.664.

As atividades econômicas de maior destaque na criação de empresas em setembro foram: cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de bebidas; restaurantes e similares.

Cada empresa levou em média 2 dias e 21 horas para ser aberta em setembro, o mesmo tempo registrado em agosto. Do total de empresas criadas no mês passado, 32,8% demorou menos de um dia para abrir.

Leia também  RUMO AO TOPO | Com a menor taxa de crédito imobiliário do país, BRB segue vice-líder no DF na concessão do financiamento

A Estratégia de Governo Digital prevê a redução do tempo médio de abertura de empresas no país para apenas um dia até o fim de 2022. Em 21 meses, o intervalo caiu quase à metade. Em janeiro do ano passado, cada empresa levava, em média, 5 dias e 19 horas para ser aberta.

Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a modernização das Juntas Comerciais e a ampliação da oferta de serviços no portal gov.br contribuíram para a redução do tempo médio de abertura de empresas.

Medidas que entraram em vigor com a Lei de Liberdade Econômica, como o registro automático de empresas e a dispensa de alvará para atividades de baixo risco, também foram decisivas na avaliação do órgão.

Leia também  FORÇA-TAREFA CONTRA A COVID | Governo Caiado prepara ações para evitar aglomerações durante feriado do dia 12 de outubro

(Agência Brasil)

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

DECISÃO NO MARACANÃ | Conmebol já pensa numa possível final em janeiro com a presença de torcida

Read Next

PROJETO BIKE EM DIA | Detran-DF promove ações educativas para ciclistas