• 6 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024 | TSE aprova o envio de tropas federais para mais 11 municípios; ao todo, 13 estados contará com apoio de forças federais

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta quinta-feira (3), o envio de apoio de Força Federal para a garantia da segurança nos municípios de Chã Preta, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Marechal Deodoro, Maribondo, Roteiro e Teotônio Vilela, todos em Alagoas, para os municípios de São Gonçalo do Amarante e Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, e para Pombal e São Bento, na Paraíba, nas Eleições Municipais de 2024.

No dia 24 de setembro, o Tribunal já havia aprovado 53 processos sobre requisições de Força Federal para municípios de 12 estados: Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Já na sessão de 26 de setembro o TSE autorizou o envio de apoio de Força Federal para mais um município da Paraíba: Itabaiana.

Com a entrada de municípios de Alagoas, até o momento são 13 os estados em que algumas localidades terão o apoio de Força Federal nas eleições.

Previsão legal

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE consta da legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

Para tanto, os tribunais regionais eleitorais (TREs) devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das secretarias de segurança dos respectivos estados.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

(TSE)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

CONQUISTA IMPORTANTE | Ibaneis envia à CLDF projeto de reajuste salarial para técnicos de enfermagem da rede pública de saúde

Read Next

COM INSCRIÇÕES ATÉ 13 DE OUTUBRO | Sesc-DF lança 1º Prêmio de Jornalismo para destacar transformações sociais no Distrito Federal