O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) deu início na manhã desta quinta-feira (27) ao carregamento dos caminhões que vão transportar as 6.748 urnas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2022 aqui no DF.
De acordo com a Corte Eleitoral do DF, 20 caminhões da empresa contratada pelo TRE-DF para realizar o transporte aos locais de votação e trinta carregadores executam o trabalho que é coordenado por um servidor do tribunal.
As urnas serão transportadas aos 610 locais de votação na sexta-feira (28). O procedimento acontece no Galpão de Transporte de Urnas do TRE-DF.
No sábado (29), as seções eleitorais serão montadas, adequando o mobiliário existente ao layout definido pelos Cartórios Eleitorais. Serão convocados presidentes de seção e administradores de local para auxiliarem os servidores do tribunal nessa tarefa.
Na sexta, às 8 horas, haverá coletiva de Imprensa no Galpão de Transporte com a presença do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, e do corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro. Após o evento, os caminhões distribuirão as urnas aos locais de votação.
O presidente explicou como será a sistemática de segurança utilizada para garantir que as urnas não sofram qualquer tipo de violação.
“Os caminhões são escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal e acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, que ficam encarregados de promover a entrega das urnas nos locais de votação. Nos locais de votação, o administrador do local, geralmente o diretor da escola, recebe as urnas e atesta o recebimento”, exemplifica Belinati.
Ainda de acordo com o presidente do TRE-DF, todos os caminhões serão monitorados em tempo real por servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.
Foto: Ascom/TRE-DF