• 15 de outubro de 2026

PCDF identifica mulheres que espalharam “santinhos falsos” de Celina Leão com número 22 e investiga mandante

A Polícia Civil do DF (PCDF) já começou a identificar possíveis envolvidos com a distribuição de “santinhos falsos” de Celina Leão com o número 22, que foram encontrados no Cruzeiro.

Os agentes da 3ª Delegacia de Polícia, responsáveis pelas investigações, conseguiram imagens de três mulheres carregando sacolas com os “santinhos”, circulando perto da rua onde os panfletos criminosos foram deixados.

A meta principal da PCDF é saber quem é o idealizador do material e quem bancou a sua produção e distribuição. Fontes apontam que há suspeitas de envolvimento de pessoas filiadas a partidos políticos que fazem oposição a Celina.

No primeiro turno, a Justiça Eleitoral do DF constatou que cerca de 26 mil votos para governador foram destinados ao número 22 e acabaram sendo anulados, conforme determina a legislação.

Mediante o resultado das eleições para governador no DF, que só não foi decidido no primeiro turno por causa dos 168 votos que faltaram para a “Leoa”, desvendar o mistério da divulgação desses “santinhos falsos” evita que o mesmo crime seja cometido no dia 25, quando ocorre o segundo turno das eleições.

A governadora Celina, inclusive, foi quem denunciou o suposto crime eleitoral à PCDF e também encaminhou a denúncia à Polícia Federal para tomar as providências cabíveis e identificar os possíveis criminosos.

A legislação eleitoral estabelece punições para quem produz ou divulga propaganda eleitoral anônima contra candidatos.

Em casos como o do “santinho falso” de Celina, o autor ou os responsáveis pelo material podem ser presos, além de pagar multas e possíveis indenizações ao candidato que for prejudicado.

E, se quem for o mandante tiver algum vínculo partidário ou for candidato eleito, a punição pode levar à perda do mandato ou à suspensão da sigla envolvida.

O caso dos panfletos anônimos, com a intenção clara e cristalina de prejudicar a governadora Celina, que concorre à reeleição, deve servir de exemplo para os que estão planejando promover alguma sabotagem contra a “Leoa”.

Esse desespero dos opositores de Celina Leão não tem para onde correr. Segundo as pesquisas, a governadora está bem à frente do candidato do PT e deve vencer no dia 25.

O melhor a se fazer é aceitar que dói menos, em vez de se aventurar a distribuir “santinhos falsos” e ir parar na cadeia.

Fotos: material cedido ao Expressão Brasiliense


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram. 

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Fim da escala 6×1: Por unanimidade, Senado aprova dois dias de folga por semana e jornada de 40 horas

erro: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.