• 19 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Debate da Band mostrou um Ibaneis pronto para encarar a disputa contra adversários despreparados

O primeiro debate entre pré-candidatos ao GDF realizado na noite de domingo (7), pela Band TV, foi apenas um esquenta do que teremos pela frente com a proximidade do início da campanha de rua no próximo dia 16. O encontro promovido pela emissora contou com a participação de sete pré-candidatos e durante o confronto de ideias e propostas o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, levou a melhor sobre seus adversários.

O emedebista foi atacado de forma direta e indireta pelos demais pré-candidatos. No entanto, o que seu viu foi um governador pronto para encarar às ruas e o debate de ideias e propostas contra seus opositores. Ibaneis foi firme e contundente ao responder as perguntas de seus concorrentes e de jornalista do grupo Band.

O formato do debate permitiu o confronto de ideias e propostas entre os participantes e nesse primeiro embate, o atual governador do DF, que foi o principal alvo dos debatedores, não titubeou perante seus adversários. Ibaneis assumiu que seu governo precisar melhorar o desempenho dos serviços prestados aos cidadãos em algumas áreas, principalmente, na saúde, e aproveitou a ocasião para prestar contas de sua gestão ao eleitor.

Mesmo sendo provocado o tempo todo, Ibaneis Rocha não perdeu o controle e ainda deixou o ex-vice-governador Paulo Octávio, do PSD, que estava posicionado ao seu lado, em maus lençóis quando questionou se o empresário iria abrir mão de seus negócios e contratos que possui com o setor público caso seja eleito. PO não se sentiu confortável com a pergunta e acabou tendo que revelar que uma de suas empresas é quem está construindo o viaduto do Sudoeste.

Interesse pessoais

Além de ter que se explicar sobre suas relações comerciais com o governo, PO deixou transparecer que sua candidatura está baseada em atender seus interesses pessoais e não da população do DF. O empresário não hesitou em querer promover o filho André Kubitschek, que é candidato a deputado federal pelo PSD.

Paulo Octávio mandou abraços para seu vice, dona Weslian, viúva do falecido governador Joaquim Roriz, e fez um afago em Reguffe com a intenção de captar para si os eleitores decepcionados com a postura do senador ‘chorão’. Ao falar de propostas, PO não conseguia concluir sua explanação.

Falta conhecimento

Já a candidata do PDT, a senadora Leila Barros, ao expor suas ideias deixou claro que não possui conhecimento do que é uma administração pública. A ex-atleta olímpica demonstrou que não está preparada para assumir uma função de tamanha relevância que é a de governar a capital do País. Nos bastidores, a parlamentar ganhou a alcunha de ‘Dilma do Vôlei’, por se expressar de forma parecida com a ex-presidente.

Nervoso

O senador Izalci Lucas, do PSDB, parecia que não estava em seus melhores dias. Aparentou estar nervoso o tempo todo e se atrapalhava com as palavras, até mesmo quando dirigia ataques aos adversários.

Disputa por Lula

Já os três candidatos da esquerda estiveram mais preocupados em mostrar proximidade com o ex-presidente Lula do que apresentar propostas ao eleitor. Leandro Grass, do PV, que vive o dilema de ser rejeitado pela militância petista, falou o nome de Lula por diversas vezes com a intenção de cair nas graças dos ‘companheiros’.

Keka Bagno, do PSol, parecia que estava em campanha para o Conselho Tutelar, mas sempre exaltando o ex-presidente Lula. Já Rafael Parente, do PSB, fez questão de elogiar a desastrosa gestão de seu mentor, Rodrigo Rollemberg, que estava na plateia acompanhando seu pupilo.

Vitória no 1º turno

Esse primeiro contato entre os ainda pré-candidatos com o eleitor aponta que se continuar nessa toada, o atual governador do DF pode ganhar as eleições já no 1º turno. Dos seus adversários, nenhum deles apresentou ter cacife para tirá-lo do Buriti.

Numa escala de zero a 10, vamos considerar que o debate da Band TV registrou 7,5 pontos.

Foto: Reprodução/Flickr

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ÍCONE DO JIU-JÍTSU | Leandro Lo, campeão mundial por oito vezes, é assassinado após se envolver em briga com PM que estava de folga em SP

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Militância petista não esquece que Leandro Grass esculhambou partido e Lula no passado e agora o rejeita