Ibaneis fecha o cerco contra Wanderley e a paz volta a reinar no Republicanos
A atuação do governador Ibaneis Rocha nos bastidores mostra que o emedebista se tornou um político hábil, que age no ponto e na dosagem certa quando é preciso. Ibaneis não tem dado brecha para os pseudo-aliados que tentam minar o projeto político de seu grupo, em especial a reeleição de Celina Leão no próximo ano.
O último a sentir o peso da mão de Ibaneis foi o ex-presidente do Republicanos-DF, Wanderley Tavares. Ele incitou tanto o deputado federal da legenda Fred Linhares a forçar a barra com uma pré-candidatura ao GDF que o parlamentar quase foi à lona, mas conseguiu se recuperar a tempo. Já Wanderley, caiu em desgraça e foi para o saco. E ainda teve a sorte de posar de que estava pedindo para sair.
Agora, o Republicanos se prepara para filiar o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, homem de confiança de Ibaneis e apontado como o vice da “Leoa”. A legenda já ocupa bom espaço na estrutura do GDF e deve ampliar ainda mais sua presença numa eventual vitória de Celina. Ibaneis não está brincando em serviço: quer deixar o caminho pavimentado para a “Leoa” continuar no Buriti e, de quebra, abrir espaço para ele mesmo disputar o Senado.
Monitorando os ‘traíras’’
Com as eleições de 2026 se aproximando, Ibaneis Rocha começou a monitorar mais de perto os passos de seus aliados. Se notar que alguém está armando contra o grupo, tentando sabotar a candidatura de Celina Leão ou a sua própria ao Senado, o governador não hesita em deixar a corda esticar até o limite e, na hora certa, puxa de volta de um jeito que o traíra não tem como reagir.
O estilo de articulação de Ibaneis é peculiar e imprevisível. Pode agir na hora ou esperar alguns dias, mas faz o que precisa ser feito. Uma coisa é certa: Ibaneis Rocha não se deixa enganar duas vezes. Com duas campanhas majoritárias no currículo, ele já conhece praticamente todos os atores do meio político brasiliense. Quem pensa que está levando vantagem em cima dele acaba fora do jogo. O último que tentou, já foi eliminado.
Roosevelt e Hermeto unem forças para garantir reajuste de PMs e Bombeiros
A falta de respeito do governo Lula em relação ao reajuste das forças de segurança do DF mostra que o Planalto está mais preocupado em fazer jogo político do que em valorizar os policiais civis, militares e bombeiros da capital.
Diante disso, os distritais Roosevelt Vilela (PL) e Hermeto (MDB) promovem nesta segunda (8), no Clube dos Bombeiros, uma reunião conjunta para discutir a proposta do Planalto de 24% de reajusta para PMs e Bombeiros. A união da dupla dá mais peso às reivindicações das corporações.
O governo Lula tem feito de tudo para travar o reajuste, tentando imputar a culpa ao governo Ibaneis. Mas as lideranças das categorias sabem de onde vem a falta de comprometimento com a segurança pública do DF. Se depender de Roosevelt e Hermeto, o percentual seria maior, mas o momento exige sobriedade para buscar uma solução viável.
Central do Eleitor: legado de Jair Soares e Roberval Belinati
A inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor, na última quarta (3), entrou para a história da Justiça Eleitoral do DF. Localizada na sede do TRE-DF, no centro administrativo de Brasília, o espaço vai atender eleitores de 14 zonas eleitorais com serviços como emissão de título, transferência de domicílio, revisão cadastral e regularização.
O projeto nasceu na gestão do desembargador Roberval Belinati e foi concluído pelo atual presidente do TRE-DF, Jair Soares. Belinati tirou a ideia do papel e garantiu recursos junto ao TSE, presidido à época por Alexandre de Moraes. Coube a Jair entregar a obra pronta.
O resultado é um legado moderno e funcional que agilizará o atendimento ao eleitor brasiliense. O espaço deve ter grande procura já em 2026, ano de eleições. Mérito dos dois desembargadores e da equipe do TRE-DF que trabalhou duro para que a Central fosse entregue a tempo.
Pesquisa confirma favoritismo do grupo Ibaneis-Celina
Levantamento da Paraná Pesquisas confirma o favoritismo do grupo Ibaneis-Celina para 2026. Mais de 60% dos eleitores aprovam a gestão Ibaneis, evidenciando que os ataques da oposição não têm surtido efeito.
A pesquisa coloca Celina Leão na frente de nomes como José Roberto Arruda, Izalci Lucas, Leandro Grass, Paula Belmonte e o forasteiro Ricardo Cappelli. Já Ibaneis aparece tecnicamente empatado com Michelle Bolsonaro, que ainda não definiu seu futuro eleitoral.
Outro ponto relevante: tanto Ibaneis quanto Celina cresceram em relação à última medição. Se mantiverem o ritmo, dificilmente perderão a eleição. A tendência é que o eleitor consolide o voto antes mesmo do início oficial da campanha.
Sebastião e Bia não decolam
A pesquisa também trouxe más notícias para dois nomes da direita: Sebastião Coelho e Bia Kicis. Ambos têm forte presença nas redes sociais e no bolsonarismo, mas não passam de um dígito nas intenções de voto para o Senado.
O barulho de seus apoiadores, que falam em dobradinha com Michelle Bolsonaro, não se sustenta nos números. O eleitor até pode optar por dois nomes de direita, mas até agora Sebastião e Bia estão fora do radar. Para muitos analistas, talvez seja hora de repensar a rota ou encarar o risco de afundar ainda mais.
Cappelli não engana o eleitor brasiliense
O fraco desempenho de Ricardo Cappelli (PSB), apadrinhado por Rodrigo Rollemberg e Flávio Dino, mostra que sua pré-candidatura ao GDF não decola. Nas pesquisas, segue em último lugar.
Cappelli carrega o peso de ter sido um dos braços de Flávio Dino no Maranhão e divide com o padrinho a responsabilidade de ter deixado o estado na mais extrema pobreza. No DF, sua tentativa de se vender como conhecedor da cidade não convence. Suas postagens nas redes sociais soam artificiais e cansativas.
O eleitor brasiliense já percebeu: Cappelli é forasteiro e dos mais fajutos. Tentar se passar por “um dos nossos” só reforça sua desconexão com a realidade local. O “grilo falante” pode até falar bonito, mas não convence ninguém.
Frase do Fino
“Essa Central de Atendimento observa as mais modernas práticas funcionais. Colocamos à disposição da população, em regime integral de trabalho, um ambiente amplo, com total acessibilidade na região central da cidade”, desembargador Jair Soares, na inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor.
Mistério da Semana
Qual é o dirigente partidário do DF que pode perder o comando da própria sigla se insistir com o jogo-duplo nos bastidores? Mistéééério…
*José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Tem ampla experiência em órgãos públicos, na iniciativa privada e em entidades representativas. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense e apresenta o podcast Café Expressão, com entrevistas e análises sobre política e sociedade.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.