• 24 de fevereiro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Arruda é o pressionado da vez nos bastidores

Arruda é o pressionado da vez nos bastidores

foto do ex-governador Arruda pensativo
Foto: Reprodução/Google Imagens

A decisão do ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última quarta (6), em conceder liminar ao ex-governador José Roberto Arruda, do PL, suspendendo condenações oriundas da operação da Polícia Federal que o tirou do cargo em 2009, a Caixa de Pandora, o colocou de volta no jogo político da capital federal. Com isso, Arruda passou a ser pressionado por seus aliados para que concorra ao GDF. O ex-governador até o momento não deu declarações públicas sobre o assunto.

Nada definido

Apesar de toda a vibração e excitação da militância, Arruda até que aumentou as suas aparições comparecendo em eventos e festas, inclusive já sem a esposa ao lado, a deputada Flávia Arruda, do PL, mas tem evitado falar qual cargo vai disputar, pois sabe que ainda depende do julgamento sobre a nova lei de improbidade administrativa no Supremo Tribunal Federal (STF) marcado para o dia 3 de agosto sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Retorno mais tranquilo

Pessoas próximas ao casal acreditam que ele vá optar em disputar uma das oito vagas do DF na Câmara dos Deputados para não atrapalhar o projeto político em curso da deputada Flávia, que é pré-candidata ao Senado na chapa do emedebista Ibaneis Rocha, e retorne para o Congresso Nacional, assim como fez em 2002, após ter renunciado ao cargo de senador quando foi acusado de ter violado o painel do Senado Federal durante o processo de cassação do então senador do DF, o empresário Luiz Estevão.

Fantasmas de 1998 e 2014

Nos bastidores há rumores de que o ex-governador Arruda tem agido com cautela por temer repetir o fiasco de duas eleições anteriores: a de 1998, quando não chegou a registrar 18% votos válidos e perdeu para Roriz e Cristovam, e a de 2014, quando teve que sair da disputa e dar lugar a Jofran Frejat tendo Flávia como vice. Como já provou o gosto amargo da derrota por duas vezes em disputas majoritárias, Arruda sabe que vai ter que medir bem as consequências de suas escolhas. 

Ibaneis parabenizou ministro e lembrou do acordo

No dia seguinte a decisão de Humberto Martins, o governador Ibaneis Rocha durante visita a RA de Vicente Pires, declarou a jornalistas que o ministro do STJ estava de parabéns e que o ex-governador merece ter seus direitos políticos de volta. Porém, Ibaneis lembrou que ele e o casal Arruda possuem uma aliança firmada ainda em 2021 e que está aberto ao diálogo. O grupo político dos Arrudas é o que mais tem cargos na estrutura do governo Ibaneis, e caso, eles decidam pular fora do barco, com certeza, que tem o poder da caneta vai agir.

Petistas animados com a vinda de Lula a Brasília

Foto do ex-presidente circulando em Brasília
Foto: Reprodução/Google Imagens

O encontro do ex-presidente Lula, do PT, com a militância na próxima terça (12) deixou os petistas da capital animados. No entanto, a organização do evento já avisou que a companheirada vai ter que passar por revista e não será permitido o acesso portando bandeiras com cabo. Esse será o primeiro grande ato de pré-campanha do PT no DF, juntamente com os outros partidos que compõem a federação, PV e PCdoB, além de outros aliados como PSB, PSol e Rede.

Candidatos da esquerda ao GDF não animam a militância

No entanto, o pessoal da esquerda sabe que a festa vai ser mais em prol de Lula do que para os candidatos ao GDF das legendas que integram a aliança. Os pré-candidatos Leandro Grass, do PV, indicado da federação PT-PV-PCdoB, Rafael Parente, do PSB, e Keka Bagno, do PSol, indicada da federação PSol-Rede, não caíram no gosto dos militantes da esquerda. Eles são considerados pré-candidatos sem expressão e sem força política pelos militantes. 

Almoço no Rorizão de Samambaia

Foto de encontro entre Dona Weslian Roriz, PO, Roriz Neto e André Kubitschek
Foto: Reprodução/Instagram

Na última sexta (8) houve um encontro para lá de inusitado no restaurante comunitário de Samambaia. Quem esteve no local para almoçar se deparou com dona Weslian Roriz, viúva do ex-governador Roriz, acompanhando seu neto e pré-candidato a distrital do PL, Joaquim Roriz Neto, e o empresário e pré-candidato ao Senado pelo PSD, Paulo Octávio, que estava visitando a cidade com seu filho André Kubitschek, pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Dona Weslian e PO possuem uma ligação antiga, André é afilhado da eterna primeira-dama do DF.

De olho nas emendas dos distritais

foto do plenário da CLDF
Foto: Divulgação/Ag. CLDF

A Câmara Legislativa do DF (CLDF) ampliou o acesso às informações referentes as emendas dos distritais voltadas para o orçamento do DF. Desde a última sexta (8), o cidadão pode consultar os dados detalhados dos recursos aplicados pelos parlamentares. A nova ferramenta da CLDF possibilita identificar a empresa ou o programa que recebeu a emenda, quanto já foi gasto e quanto ainda resta a pagar. O novo serviço disponibiliza também gráficos das emendas de cada distrital para ilustrar quais áreas ou programas eles concentram sua atuação.

Daniel Radar deve ganhar de Jaqueline Silva em Santa Maria

Foto: Reprodução/Google Imagens

A cidade de Santa Maria sempre foi uma região em que há uma disputa polarizada entre lideranças locais para a CLDF. Em 2018, a distrital Jaqueline Silva foi eleita tendo a cidade como seu principal reduto eleitoral. Porém, para as eleições deste ano, o cenário para Jaqueline não é dos melhores. As lideranças de Santa Maria estão batendo na tecla que a distrital vai perder para o Daniel Radar, pré-candidato do União Brasil ao mesmo cargo de Jaqueline Silva, que tem uma forte atuação na cidade. Dizem as más línguas da região que a deputada deixou o poder subir à cabeça e anda esnobando quem lhe estendeu a mão.   

TRE-DF cria canal para receber denúncias de propaganda eleitoral irregular

Foto: Divulgação/TRE-RR

Na última terça (5), o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) divulgou por meio da Coordenação de Organização e Fiscalização de Propaganda Eleitoral (COFPE) que foi criado um canal para receber denúncias de atos cometidos por pré-candidatos que caracterizem propaganda eleitoral irregular. Nesse mesmo dia, o Tribunal disponibilizou a cartilha da propaganda eleitoral para que o eleitor, os candidatos, os partidos e as coligações saibam o que pode e o que não pode. 

O TRE-DF convidou os partidos para uma reunião na próxima quarta (13) para dar orientações quanto ao registro das candidaturas, a propaganda eleitoral e outros assuntos inerentes às eleições deste ano. 

Frase do Fino

“Será que os deputados teriam a mesma atitude se tivesse um homem no meu lugar?”, deputada Celina Leão, Progressistas-DF, sobre o bate-boca que teve contra parlamentares petistas.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Ibaneis visita Sol Nascente e Ceilândia e ouve demandas da população

Read Next

SEGUNDA CHANCE | Beneficiários do Regulariza DF tem até terça (12) para apresentar documentação para receber escritura