• 19 de dezembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Apoiador de Lula e aliado de Renan Calheiros, deputado Isnaldo Bulhões, relator do FCDF na Câmara, deve referendar proposta do governo petista que prejudica a capital federal

Apoiador de Lula e aliado de Renan Calheiros, deputado Isnaldo Bulhões, relator do FCDF na Câmara, deve referendar proposta do governo petista que prejudica a capital federal

Apoiador de Lula e aliado de Renan Calheiros, deputado Isnaldo Bulhões, relator do FCDF na Câmara, deve referendar proposta do governo petista que prejudica a capital federal
Foto: Reprodução/Google Imagens

Apesar do esforço da classe política e de diversos setores da sociedade civil brasiliense para convencer os deputados federais a derrubarem a proposta do governo Lula, que visa alterar o índice que calcula o reajuste anual dos recursos a serem repassados pela União para o GDF por meio do Fundo Constitucional, a escolha do relator da matéria na Câmara dos Deputados sinaliza que o Planalto segue firme com o propósito de prejudicar a população da capital federal. O deputado Isnaldo Bulhões, de Alagoas, pertence a ala do MDB que apoia o governo Lula cegamente no Congresso Nacional. O federal é aliado de Renan Calheiros e faz tudo o que o mentor mandar. Ao ser declarado como relator do FCDF, Isnaldo concedeu entrevista dizendo que ele precisa avaliar a proposta de forma minuciosa para apresentar seu parecer. A Câmara dos Deputados deve apreciar o projeto em plenário nesta semana, que é a última de trabalhos legislativos. Nos corredores do Congresso, muitos parlamentares e líderes partidários têm manifestado que vão votar contra a proposta. Contudo, quem sabe como funcionam as coisas no parlamento brasileiro, na hora do vamos ver é possível que o governo Lula tenha votos suficientes para aprovar o corte no FCDF. Nos bastidores já se fala que Isnaldo Bulhões vai manter a proposta petista da forma que ela foi enviada ao Congresso Nacional e deve apresentar parecer favorável ao governo Lula. Na última vez que essa mesma proposta tramitou pela Câmara por meio de uma ‘emenda jabuti’ do deputado Cláudio Cajado, do PP-BA, que é aliado do presidente da Casa, Arthur Lira, algoz de Renan Calheiros, o projeto foi aprovado. Porém, apareceu um anjo no Senado chamado Omar Aziz, do PSD-AM, que suprimiu a emenda de Cajado e quando o projeto retornou à Câmara, os federais mantiveram o texto aprovado pelos senadores sem alterações e a proposta caiu. Como o governo Lula consegue ter mais influência entre os deputados do que com os senadores, muito provavelmente o projeto seja aprovado pela Câmara. Dessa vez, a proposta partiu do Executivo, o que faz com que o deputado Isnaldo Bulhões se sinta à vontade para apresentar seu parecer favorável ao corte de recursos do FCDF, pois não partiu dele tamanha crueldade contra o povo de Brasília.  

Proposta não deve passar no Senado

Proposta não deve passar no Senado
Foto: Divulgação/Ag. Senado

Diante de toda mobilização que está em curso para tentar impedir a mudança no FCDF, nos bastidores do Senado Federal já se fala que a proposta do governo petista não passará. Como o Senado é composto em sua maioria por ex-governadores e políticos mais experientes, os senadores sabem o quanto é importante manter os recursos do fundo para o desenvolvimento da nossa cidade e garantir a prestação de serviços à população nas áreas da saúde, segurança e educação. Resta saber quem será o escolhido e se ele topa enfrentar o governo Lula para defender a capital de todos os brasileiros.

Com medo de sofrer retaliações em 2026, PT-DF finge que é contra as mudanças no Fundo Constitucional

Com medo de sofrer retaliações em 2026, PT-DF finge que é contra as mudanças no Fundo Constitucional
Foto: Divulgação/PT-DF

Enquanto vemos o governador Ibaneis, a vice Celina e uma leva de parlamentares e lideranças partidárias se movimentando para impedir que o governo Lula aprove a sua proposta de destruir com o DF por meio do corte dos recursos do FCDF, o PT-DF finge que está contra a medida de seu líder máximo. A direção local da legenda emitiu nota se posicionando contra a proposta, porém, os petistas brasilienses pouco têm feito para ajudar a salvar o Fundo Constitucional. No âmbito nacional, a presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann, já comunicou aos parlamentares do Congresso Nacional que todos devem apoiar o projeto do Planalto e seguir o comando da liderança do PT na hora da votação no plenário. O discurso adotado por petistas daqui de que estão tentando chegar ao presidente Lula para pedir que retire o projeto não passa de uma falácia, na realidade, uma verdadeira fake news. Mentira tem perna curta, companheiros. 

Eleição de Manoelzinho do Táxi para presidência do TCDF põe fim às especulações de sua saída antecipada

Eleição de Manoelzinho do Táxi para presidência do TCDF põe fim às especulações de sua saída antecipada
Foto: Reprodução/Google Imagens

Conforme antecipado por este colunista na edição do dia 13 de outubro, o conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Manoel de Andrade, também conhecido como Manoelzinho do Táxi, foi eleito na última quarta (11) para presidir a Corte antes de se aposentar. Essa será a terceira vez que ele comandará a Corte de Contas. No meio político especulava-se que Manoelzinho iria antecipar a sua aposentadoria. Atualmente, o conselheiro tem 71 anos e de acordo com a legislação ele pode exercer a função até os 75 anos. Ou seja, Manoel de Andrade pode ficar no TCDF até setembro de 2028. Para os que diziam que ele sairia por meio de um acordo político para contemplar parlamentares que desejam sentar na cadeira de conselheiro, a eleição de Manoelzinho do Táxi para presidir o TCDF até 2026 é um balde de água fria. Tinha até um deputado aprendendo a tabuada para não fazer feio caso fosse indicado para o lugar de Manoelzinho.  

Justiça Eleitoral arquiva processo do PMN nacional que tentava tomar mandato do distrital Rogério Morro da Cruz

Justiça Eleitoral arquiva processo do PMN nacional que tentava tomar mandato do distrital Rogério Morro da Cruz
Foto: Reprodução/Google Imagens

No último dia 10, a Justiça Eleitoral decidiu arquivar a ação movida pelo PMN nacional contra o distrital Rogério Morro da Cruz, que pedia a cassação do mandato dele alegando que o parlamentar cometeu infidelidade partidária ao sair da legenda e depois ingressar no PRD. Os desembargadores acompanharam o voto do relator e declararam o processo como extinto. Nos bastidores, a ação na Justiça Eleitoral caiu em descrédito por se tratar de uma armação planejada entre os dirigentes da sigla e a suplente do distrital, Renata D’Aguiar. A tentativa de dar um golpe no mandato de ‘Rogerinho’ não se sustentou juridicamente e não apresentou fatos concretos para convencer a Justiça Eleitoral a penalizar o distrital. 

Mistérios da semana

– Qual é o parlamentar do DF que corre o risco de ser preso após operação da PF contra o general Braga Netto? Há rumores de que a pessoa sabia de todas as movimentações e estaria atuando para cooptar mais aliados para apoiar o possível golpe. Mistério….

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense, e é presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021. Apresenta o programa Viva a sua Cidade, de segunda a sexta, das 11h às 13h, na rádio Viva FM 101.3.  

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Read Previous

COMBATE À DENGUE | Agentes da vigilância ambiental realizam visitas e vistorias em 16 regiões administrativas neste sábado (14)

Read Next

PROGRAMA REFLORESTAR | Projeto distribuiu mais de 46 mil mudas em 2024 para produtores rurais do DF