Da Redação
O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na tarde de segunda (13), um levantamento realizado junto aos eleitores de todo o Brasil sobre as intenções de votos para presidente da República em 2026. Na sondagem, feita entre os dias 7 a 10 de janeiro, Lula perderia para Jair Bolsonaro e estaria empatado tecnicamente com a ex-primeira-dama Michelle.
De acordo com o instituto, o levantamento foi realizado nos 26 estados e no DF e foram entrevistadas 2018 pessoas em 164 cidades.
Conforme a pesquisa, a disputa polarizada entre esquerda e direita deve se repetir nas próximas eleições como ocorreu em 2022.
No documento divulgado em seu site, o instituto apresenta 12 simulações de possíveis cenários que podem vir a acontecer em 2026.
Na simulação de cenário com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros candidatos, o capitão levaria a melhor sobre o petista. Bolsonaro lidera com 37,3% e Lula aparece com 34,4%. Ciro Gomes pontua com 11,7%. Ronaldo Caiado, 5,4%. E Hélder Barbalho, 1,4%. Veja imagem abaixo:
Já sem Jair Bolsonaro na disputa e com Michelle e Pablo Marçal participando do pleito, o presidente petista estaria na frente. Lula desponta com 34,5%. Michelle surge em segundo lugar com 20,7%. Ciro Gomes, 12,9. Pablo Marçal, 11,5%. Ronaldo Caiado, 6,6%. Hélder Barbalho, 1,6%. Veja imagem abaixo:
No cenário em que considera que nem Lula e nem Jair Bolsonaro participem das eleições, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro venceria os demais candidatos. Nesse caso, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi inserido no questionário. O resultado da pesquisa aponta que Michelle teria 29,5% das intenções de votos. Ciro Gomes aparece em segundo com 21,7%. E o petista Haddad pontua com 17,9%. Ronaldo Caiado, 8,2%. Hélder Barbalho, 2,6%. Veja imagem abaixo:
Confronto direto
O instituto Paraná Pesquisas também simulou cenários de confrontos diretos entre Bolsonaro x Lula, e Michelle x Lula. Como se fosse um eventual segundo turno. Na situação em que apenas os nomes de Jair Bolsonaro e Lula são apresentados aos entrevistados, o ex-presidente levaria a melhor sobre o petista. Bolsonaro teria 45,7% dos votos e Lula, 42,2%. Veja imagem abaixo:
No cenário em que apenas Lula e Michelle Bolsonaro aparecem para os entrevistados, o atual presidente está na frente, mas estaria empatado tecnicamente com a ex-primeira-dama. Lula surge com 43,1%. E Michelle, 42,2%. Veja imagem abaixo:
De acordo com o Paraná Pesquisas, a amostra realizada tem margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Vale lembrar que em ano não eleitoral esse tipo de pesquisa não precisa ser registrada junto a Justiça Eleitoral.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.