• 28 de abril de 2024

ELEIÇÕES INDEFINIDAS | Senado inicia debate sobre mudança de data da disputa eleitoral nos municípios

Os senadores deram início aos debates sobre a mudança de data das eleições municipais deste ano. Nesta quarta-feira (17), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), aproveitou a sessão remota para discutir com os colegas uma solução para a disputa eleitoral, marcada inicialmente para o dia 4 de outubro, motivada pela pandemia da Covid-19.

Os debates ocorreram após uma reunião entre líderes do Senado e da Câmara, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e também com a presença do ministro da Corte Edson Fachin, além de especialistas da área de saúde.

O adiamento será discutido com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Essa PEC será relatada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), que tem expectativa de fechar a proposta ainda esta semana. Se houver consenso na reunião de líderes, na próxima segunda-feira (22), o texto poderá ser votado já na próxima semana. A PEC ainda deverá ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

Nova data

Ainda não há uma data fixada para a mudança. Weverton levará em consideração opiniões de colegas congressistas, bem como dos ministros do TSE e dos especialistas, com quem ele voltará a conversar. Mas dentre as possibilidades na mesa, está a alteração do primeiro turno para 15 de novembro e 6 de dezembro.

Segundo relatado pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), os especialistas em saúde previram um achatamento da curva de contaminação apenas no mês de setembro. Braga destacou, no entanto, que não se discute uma prorrogação dos mandatos atuais. “Uma certeza a gente tem: não vamos prorrogar mandatos. Portanto, teremos eleição em 2020.”

Ciro Nogueira (PP-PI), por sua vez, defendeu a realização das eleições apenas no ano que vem. Para ele, a medida deverá ser mais eficaz do ponto de vista de saúde pública. “Não vejo muita diferença de outubro para novembro. Defendi que adiássemos a eleição para que não houvesse este ano. Aí sim estaríamos salvando vidas.”

Wellington Fagundes (PL-MT) foi ainda mais longe, ao defender a coincidência dos mandatos do presidente da República e governadores com os dos prefeitos, em eleições gerais realizadas em 2022. O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), também defendeu discutir a coincidência de mandato como uma alternativa plausível. Para ele, a alteração da data por 45 ou 60 dias sem garantir a participação de todos os candidatos e eleitores é inútil.

Da Redação com informações adaptadas da Agência Brasil

Expressão Brasiliense

Read Previous

MENOR DA SÉRIE HISTÓRICA | Taxa Selic é reduzida para 2,25% ao ano pelo Copom

Read Next

ACHARAM O QUEIROZ | Ex-assessor de Flávio Bolsonaro é preso no interior de SP