• 28 de março de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Republicanos confirma pré-candidatura da ex-ministra Damares Alves ao Senado pelo DF

O Republicanos confirmou na noite desta segunda-feira (24) por meio de suas redes sociais a pré-candidatura ao Senado pelo DF da ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares Alves.

O partido realizou um ato oficial em sua sede em Brasília que contou com a presença do presidente do presidente da sigla no DF, Wanderlei Tavares, do distrital ‘republicano’, Martins Machado, e do ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo.

Nos bastidores, muita gente dizia que Damares não iria concorrer ao Senado contra a sua colega de Esplanada, Flávia Arruda, do PL. Porém, o Republicanos resolveu bancar a ex-ministra.

Segundo fontes governistas, a pastora Damares Alves exerce uma forte influência no segmento evangélico e entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, do PL. No entanto, apesar do Republicanos apostar todas as fichas na ex-ministra, não se sabe qual o seu real tamanho. Damares nunca participou de um pleito eleitoral e apesar ter o DF como domicílio, o seu vínculo com a cidade e os eleitores não é lá essas coisas.

Atualmente, o Republicanos integra a base de apoio do governo Ibaneis. Com a decisão de lançar Damares Alves, a legenda cria um certo impasse na aliança que vem sendo construída por Ibaneis Rocha, pois Flávia Arruda vem sendo anunciada como candidata oficial do emedebista desde o fim de 2021.

Há rumores de que a movimentação da sigla tem outro objetivo: reivindicar a vaga da vice-governadoria na chapa de Ibaneis quando as articulações para definir a configuração final da aliança majoritária se iniciem.

Agora, o grupo do emedebista Ibaneis Rocha passa a ter três pré-candidatos ao Senado: Flávia Arruda, do PL, candidata oficial; Paulo Octávio, do PSD, que já avisou que está disposto a concorrer sem coligação; e Damares Alves, do Republicanos, que acabou de chegar.

Essa disputa entre os apoiadores de Ibaneis para o Senado confirma o seu favoritismo e evidencia que ninguém quer ficar de fora de um eventual segundo governo do emedebista. O clima já está quente nesse período de pré-campanha aqui no DF.

Foto: Reprodução/Instagram

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

POR US$ 44 BILHÕES | Elon Musk fecha acordo para comprar Twitter

Read Next

CASO DANIEL SILVEIRA | Rosa Weber pede ao presidente Bolsonaro que envie explicações ao STF sobre indulto ao deputado no prazo de 10 dias