• 28 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Izalci é confirmado como candidato ao GDF e Paula Belmonte diz que é vítima de ‘violência política’

Nem mesmo o mais astuto dos analistas políticos poderia imaginar que depois de passar quatro anos posando de melhores amigos no Congresso Nacional, o senador Izalci Lucas, do PSDB, e a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, travariam uma disputa por poder nesse período de pré-campanha e agora vão para as eleições com as relações estremecidas. O tucano foi confirmado no início da noite de terça (26) como pré-candidato da Federação PSDB-Cidadania ao GDF.

O impasse entre Izalci e Paula Belmonte só chegou ao fim com a intervenção da cúpula nacional da federação que escolheu o senador tucano, por 13 votos a seis, para concorrer ao Buriti.

Paula Belmonte vinha tentando obter o comando da federação no DF se agarrando ao estatuto que rege as regras da união entre as legendas e fechar aliança com o grupo que apoia a candidatura do senador Reguffe, do União Brasil.

No entanto, Izalci Lucas teve mais sorte e habilidade política do que a Belmonte e acabou vencendo a disputa. Até mesmo Reguffe, no dia anterior a reunião da cúpula da Federação PSDB-Cidadania, optou por abandonar Paula Belmonte e anunciou Paulo Roque, do Novo, como o nome da sua chapa majoritária para o Senado Federal, vaga pretendida pela deputada. Ou seja, Paula tomou duas facadas em menos de 48 horas. 

A deputada não se deu por vencida e foi chorar suas pitangas nas redes sociais. Paula chegou a publicar um vídeo alegando que foi vítima de ‘violência política’ por parte dos tucanos por ser mulher, mas horas depois a postagem foi excluída.

Ocorrência policial

A confusão e o bate-boca durante a reunião ocasionou no registro de uma ocorrência policial por parte do PSDB Mulher. A presidente do setorial tucano, Andréia Moura, afirmou na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) que foi agredida verbalmente por Luis Felipe Belmonte, presidente do PSC-DF, marido da deputada e suplente do senador Izalci.

Candidatura sem apoio

Com a decisão da cúpula nacional, o senador Izalci Lucas, que está isolado politicamente, deve tentar compor sua chapa majoritária até 15 de agosto, data em que finda o prazo para registro de candidatura.

O problema maior de Izalci é que ele tem dificuldades para angariar apoio de outras siglas, ainda mais porque ele não está disposto a fazer uma composição política.

Dirigentes partidários reclamam nos bastidores que o senador quer impor a sua vontade justificando que ele possui um projeto para a cidade onde ele será o protagonista e os demais aliados apenas figurantes.

Disputa no tapetão

Já a deputada Paula Belmonte, que quer tentar levar a disputa para o tapetão, está sem muita opção e pode ter que acabar aceitando o tucano como candidato ao GDF para tentar se reeleger e manter o status de parlamentar.

A situação da parlamentar ficou complicada porque a nominata para federal da federação PSDB-Cidadania é uma das mais fracas entre todas as legendas do ponto de vista eleitoral e mesmo que ela seja bem votada, pode não levar e ficar sem mandato.

A convenção regional da Federação PSDB-Cidadania está prevista para o próximo domingo (31). Porém, já se tem notícias que os Belmontes vão tentar barrar a realização do encontro na Justiça.

Contudo, mesmo que Izalci Lucas e Paula Belmonte rompam politicamente em definitivo ou voltem a ser melhores amigos, eles podem morrer na praia juntos nas eleições deste ano, pois as pesquisas apontam que ambos estão sem moral com o eleitor brasiliense.

Fotos: Reprodução/Flickr

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

COM SALÁRIO DE R$ 2,3 MIL | Sesc-DF abre processo seletivo para contratar motorista

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Vice-presidente do PSD-DF, Virgílio Neto, anuncia que legenda terá candidatura própria ao GDF e PO diz que não tem nada definido