• 23 de fevereiro de 2024

DINO E GONET SÃO INDICADOS | Lula confirma nomes para STF e PGR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta segunda-feira, 27, as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga disponível de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os nomes de Dino e Gonet já eram apontados como “favoritos” desde a abertura das vagas, ainda em setembro. Nos últimos dias, os dois nomes passaram a ganhar “força” no Planalto.

A vaga no STF estava aberta desde o dia 29 de setembro, e a da PGR desde o dia 26 do mesmo mês.

A decisão foi sinalizada por Lula durante um jantar com os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin na última quinta-feira, 23.

Rito

As duas indicações serão enviadas ao Senado Federal e devem seguir um rito semelhante.

Os indicados passam por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também vota as indicações. Os nomes têm que ser aprovados, ainda, pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos.

Aos 55 anos de idade, Dino poderá permanecer na Corte por duas décadas, já que a aposentadoria compulsória de magistrados ocorre aos 75 anos.

Com informações do Terra 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

VIADUTO DA BR 040 CHANCELA ALIANÇA | Mossoró trai Caiado e se alia ao PT e ao governo Lula para tentar salvar seu grupo político

Read Next

INSPIRA BRASÍLIA | Parceria entre GDF, CLDF, Fecomércio e outras organizações estimula negócios locais e uma plataforma de conexões