• 22 de abril de 2024

DEU RUIM | STF nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro viajar para Israel

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta sexta-feira, 29, a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apreendido pela Polícia Federal no âmbito da investigação que apura suposta tentativa de golpe de Estado.

A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República, que fez manifestação contrária ao pedido de restituição do documento, apresentado pela defesa de Bolsonaro.

Em petição, os advogados de Bolsonaro afirmam que o ex-presidente e sua família foram convidados a uma viagem para Israel pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, entre os dias 12 e 18 de maio. O período engloba o Dia da Independência de Israel, conhecido como Yom HaAtzmaut.

A defesa do ex-presidente diz, ainda, que a viagem não apresenta riscos ao inquérito que está em andamento, “especialmente considerando os compromissos previamente agendados no Brasil e que demandam a presença do peticionário (Bolsonaro) após seu retorno de Israel”. A defesa não detalhou quais seriam os compromissos.

O pedido negado pelo ministro da Suprema Corte foi o segundo enviado pela defesa de Bolsonaro.

No dia 14 de fevereiro, um dos advogados já havia solicitado a devolução do passaporte, classificando a medida como “absurda”. Alexandre de Moraes encaminhou a petição para a Procuradoria-Geral da República.

Ainda não há data marcada para a análise da Primeira Turma do Supremo ou plenário da Corte quanto ao retorno do documento.

O ex-presidente teve o passaporte apreendido pela PF em 8 de fevereiro, após a Operação ‘Tempus Veritatis’ ser deflagrada. A ação apura uma suposta tentativa de golpe de Estado, e confiscou o documento de Jair de forma preventiva, para que ele não saísse do país.

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

COMBATE À DENGUE | A partir da próxima semana, DF terá mais 11 tendas para atender pacientes com a doença; três delas serão 24 horas

Read Next

ELEIÇÕES NO ENTORNO | Militantes e pré-candidatos a vereador do PT de Valparaíso não querem aliança com Mossoró e ‘Cinquentinha’