• 16 de abril de 2024

Defesa de Lula entra com novo habeas corpus no STJ para evitar a prisão

Os advogados da defesa do ex-presidente Lula entraram, ontem (05) à noite, com um novo pedido de habeas corpus para evitar que ele seja preso, após determinação do juiz Sérgio Moro para que o petista se apresente até às 17h desta sexta-feira (6) à Polícia Federal, em Curitiba, para começar a cumprir pena.

O argumento é que ainda há recursos a serem apresentados junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que, portanto, a pena ainda não pode começar a ser cumprida até que sejam analisados esses recursos.

O habeas corpus será analisado pelo ministro Félix Fischer, da 5ª Turma do STJ, que é o relator de todas as ações da Lava Jato na Corte.

A defesa do petista, contudo, ainda pode apresentar um último recurso ao TRF-4, que não tem, porém, o poder de reverter a condenação. O prazo de 12 dias para a apresentação desse recurso começou a contar no último dia 28 e termina em 10 de abril. No despacho da ordem de prisão, Moro afirma que tais recursos são “patologia protelatória”.

Candidatura

Confirmada a condenação e encerrados os recursos na segunda instância judicial, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Na esfera eleitoral, porém, a situação do ex-presidente será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá analisar seu eventual registro de candidatura.

Os partidos têm até o dia 15 de agosto para protocolar candidaturas. Já o TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar as candidaturas.

O ex-presidente pode, ainda, fazer um pedido de liminar (decisão provisória) ao TSE ou a um tribunal superior que lhe permita disputar as eleições de 2018. A Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público caso ainda existam recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Da Redação com informações do site G1

Foto: Google Imagens

#ExpressãoBrasiliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

Lula tem até amanhã às 17h para se apresentar à PF de Curitiba

Read Next

Lula participa de missa em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e tem novo HC negado pelo STF