• 19 de abril de 2024

CPI DA COVID | Renan apresenta a 1ª lista de investigados

No seu 52º dia de atividade, a CPI da Covid apresentou nesta sexta-feira (18) por meio de seu relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a primeira lista de 14 nomes de testemunhas que passarão à condição de investigados.

Veja também

ELEIÇÕES 2022 | Alírio e Eliana querem ser a nova via da política brasiliense

Entre eles, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; seu antecessor na pasta, Eduardo Pazuello; e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.

Também estão na relação o ex-secretário-geral do Ministério da Saúde Antônio Elcio Franco Filho; a secretária de Gestão do Trabalho da Saúde, Mayra Pinheiro; a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana Fantinato; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto; o ex-assessor do presidente da República Arthur Weintraub; o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten; e o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo.

Compõem a lista ainda nomes que são apontados como membros do “gabinete pararelo” de assessoramento ao presidente da República Jair Bolsonaro: o empresário Carlos Wizard Martins, a médica Nise Yamaguchi, o médico Paolo Zanotto e o tenente-médico da Marinha Luciano Dias Azevedo.

Durante a coletiva, Renan Calheiros afirmou que novos nomes poderão ser inseridos semanalmente e que “respostas precisam ser dadas com relação ao número de mortes que poderiam ter sido evitadas”.

“Temos a transformação de algumas pessoas que estiveram na CPI prestando depoimentos como testemunhas, na sua reclassificação para investigados. Esse é um momento importante da investigação. Com relação a essas pessoas, contra as quais já acessamos provas e indícios, precisamos mudar o patamar da investigação”, expôs o relator.

Da Redação com informações adaptadas da Agência Senado

Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado

Expressão Brasiliense

Read Previous

DENGUE NO DF | Casos da doença seguem em queda em comparação a 2020

Read Next

NO 10º DIA DE FUGA | Lázaro Barbosa continua desafiando forças policiais do DF e Goiás e segue solto na mata