A Câmara Legislativa do Distrito Federal está iluminada de roxo pela campanha de conscientização sobre a epilepsia. A próxima sexta-feira (26) é marcada pelo Purple Day, o Dia Mundial de Combate ao Preconceito contra a Epilepsia. O prédio do Palácio do Buriti também aderiu à campanha. A mobilização de ambos os Poderes ocorreu a pedido do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos).
Veja também
GOVERNO PRESSIONADO | Bolsonaro faz pronunciamento e é alvo de panelaços pelo país
O parlamentar também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estudais (Unale), e tem como uma de suas bandeiras a luta pelas pessoas com epilepsia.
Nos últimos anos, Delmasso participava do Purple Day no Parque da Cidade, juntamente com ONGs, associações, familiares de pessoas com epilepsia e voluntário de diversos segmentos. “2019 foi o último ano que fizemos este evento. Já é o segundo ano que não podemos nos reunir pessoalmente, por conta da pandemia de Covid-19, mas a nossa luta continua. Com fé em Deus, em breve estaremos juntos novamente”, explicou Delmasso.
A Lei 5.671/2016, de autoria do deputado, instituiu e incluiu no calendário de eventos do Distrito Federal o “Dia Distrital de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia”. Estima-se que 1,5% da população mundial tenha epilepsia, percentual que corresponde a cerca de 50 milhões de pessoas portando a forma ativa da doença.
(Ascom/Dep. Delmasso)
Foto: Divulgação/Ascom-Dep. Delmasso