• 24 de fevereiro de 2024

PL DAS FAKE NEWS | MPF notifica o Google e Meta por promover campanha contra a proposta que tramita no Congresso

Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo notificou na segunda-feira, dia 1º de maio, o Google e a Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp,  sobre campanhas das plataformas contra o PL 2630, conhecido como PL das Fake News. O órgão deu dez dias para as empresas se manifestarem.

A solicitação do MPF foi feita dentro de um inquérito que tramita em São Paulo que tem como alvo as principais plataformas digitais, as “Big Techs”, que operam no País.

As plataformas têm promovido campanhas contrárias a proposta abertamente. As “Bigs Techs” inclusive vêm realizando ações publicitárias em veículos da grande mídia visando sensibilizar a opinião pública a seu favor. O Google possui até um link em sua página de busca para que o usuário ‘entenda’ como que o PL das Fake News vai piorar a internet.

Segundo o despacho do MPF, “surgiram notícias e indícios de que os responsáveis por algumas das plataformas digitais potencialmente impactadas pelas novas regras propostas estariam não apenas fazendo pressões que, numa democracia, são esperadas e absolutamente legítimas a qualquer ator que esteja sendo alvo de propostas de regulação— como se reunindo com Congressistas para pedirem que votem contra dado Projeto, financiando propagandas que defendam sua posição neste debate”.

Entre os parlamentares que estão dando ênfase as campanhas das “Bigs Techs”, a maioria deles, são do time do ex-presidente Jair Bolsonaro e oposição ao governo Lula. A guerrilha virtual nas redes sociais e aplicativos de conversas está pegando fogo.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Expressão Brasiliense

Read Previous

MAIS CRECHES | Governo Ibaneis vai investir R$ 151 milhões para construir 33 novas unidades e atender 5,3 mil crianças

Read Next

COM A MORAL LÁ EM CIMA | Ibaneis comemora aprovação de sua gestão pela população e oficializa reajuste para servidores do GDF