NOVOS CAMINHOS | MEC lançará programa de ensino técnico e promete aumentar vagas em 80%

O ministro Abraham Weintraub anunciou o lançamento de um novo programa para ampliar as matrículas no ensino técnico. A nova ação foi batizada de ‘Novos Caminhos’. Promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, a expansão da modalidade ficou estagnada neste ano e sofreu com o congelamento de recursos do Ministério da Educação.

O novo programa será lançado nesta terça-feira, 8. Em cerimônia nesta segunda, em São Paulo, o ministro defendeu a modalidade, mas não quis dar detalhes sobre a ação do MEC.

“A escola pode ensinar um ofício. Só que aí vem o preconceito de uns ‘intelectualóides’ que dizem que a escola técnica é ruim porque não forma doutor. Tá cheio de doutor sem emprego por aí, mas é difícil ver um encanador desempregado, passando fome ou na fila do Bolsa Família. É difícil ver um eletricista que não consegue se virar”, disse.

Segundo Weintraub, o ‘Novos Caminhos’ vai “turbinar” a expansão de vagas na modalidade para que, até o fim do mandato de Bolsonaro, o número de matrículas seja 80% maior do que é hoje.

De acordo com a Agência Estadão Conteúdo, o Consed, entidade que reúne os secretários de educação de todos os Estados do país, não foi consultado ou procurado para dar sugestões no programa. Os dirigentes lamentaram não ter participado do processo de elaboração, já que poderiam contribuir com as experiências que já têm em suas redes de ensino.

(Agência Estadão Conteúdo)

expressaobrasiliense

Read Previous

ATÉ TU BRUTUS | Cafu é investigado por suposto repasse de dinheiro para o PCC

Read Next

DF | Chuvas isoladas e acidentes deixam trânsito congestionado na manhã desta terça-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.