• 22 de novembro de 2024

MENSAGEM DE PÁSCOA | Papa pede distribuição de vacinas aos pobres e crítica conflitos armados

O Papa Francisco pediu às autoridades em sua mensagem de Páscoa neste domingo (4) que acelerem a distribuição de vacinas contra a Covid-19, especialmente para os mais pobres, e chamou o conflito armado e os gastos militares durante uma pandemia de “escandalosos”.

Veja também

NOVA INVASÃO | Policial morre com ataque ao Capitólio nos EUA

Este é o segundo ano consecutivo em que as celebrações da Páscoa tem a presença de poucas pessoas em um altar secundário da Basílica de São Pedro, em vez de multidões na igreja ou na praça do lado de fora.

Depois de celebrar a missa, Francisco leu sua mensagem “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), na qual tradicionalmente faz uma revisão dos problemas mundiais e apelo à paz.

“A pandemia ainda está se espalhando, enquanto a crise social e econômica continua severa, especialmente para os pobres. No entanto – e isso é escandaloso – os conflitos armados não terminaram e os arsenais militares estão sendo reforçados ”, disse ele.

Francisco, que normalmente teria feito o discurso para até 100 mil pessoas na Praça de São Pedro, falou para menos de 200 na igreja enquanto a mensagem era transmitida para dezenas de milhões em todo o mundo.

A praça estava vazia, exceto por alguns policiais que impunham um rígido bloqueio nacional de três dias.

O Papa pediu a Deus que console os enfermos, os que perderam um ente querido e os desempregados, pediu às autoridades a darem às famílias mais necessitadas um “sustento decente”.

Ele ainda elogiou os trabalhadores médicos, se solidarizou com os jovens que não podem frequentar a escola e disse que todos foram chamados para combater a pandemia.

Com informações adaptadas da Agência Reuters

Foto: Divulgação/Vaticano News

Read Previous

CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS | Ministro do STF determina que o DF, estados e municípios liberem cerimônias religiosas

Read Next

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR | Semana começa com a oferta de 187 vagas de emprego