Depois do surgimento da pandemia da Covid-19, o mundo não esperava que outro vírus viria a causar pânico. Durante entrevista ao Café Expressão, na edição do dia 3 de agosto, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal, Fabiano dos Anjos Martins, declarou que o GDF tem trabalhado firme no enfrentamento a Covid e da Monkeypox (varíola dos macacos) na capital do País.
O enfermeiro, que é um dos especialistas mais conceituados da Secretaria de Saúde na área epidemiológica, explicou as diferenças entre as duas doenças e ressaltou que a Monkeypox tem um grau de letalidade (risco de morte) bem menor em relação a Covid-19.
“Apesar de essa ser uma informação importante para a população, isso não quer dizer que as pessoas podem se descuidar e não dar mais atenção a certos procedimentos como lavar as mãos, fazer uso de álcool em gel e usar máscaras em locais fechados. Temos que continuar nos cuidando”, alerta.
Monkeypox no DF
Segundo o diretor, todos os pacientes que tiveram seus casos de Monkeypox confirmados na capital federal estão sendo acompanhados por colaboradores da Secretaria de Saúde. Fabiano dos Anjos observou que ainda não há um público específico considerado de risco para a doença.
“Mesmo que a maioria dos casos de Monkeypox estejam surgindo em homens é importante reforçar que todas as pessoas estão sujeitas a se contaminarem com a doença. Por isso, reforçamos o pedido para que a pessoa ao suspeitar que está com sintomas, se isole e informe para as demais pessoas que teve contato recente com ela, para que fique atenta para um eventual contágio, e em seguida, procure uma unidade de saúde”, afirma.
Fabiano dos Anjos informou que os profissionais de saúde de toda a rede pública do DF estão preparados e sabem quais os procedimentos que devem ser adotados quando um paciente chegar à unidade de saúde com os sintomas da Monkeypox.
A Secretaria de Saúde disponibiliza uma página em seu site com informações sobre a Monkeypox. Saiba mais pelo link: https://www.saude.df.gov.br/pt/web/guest/monkeypox
Ainda durante a entrevista, Fabiano dos Anjos relatou como se encontra a situação da Covid no DF e, também, falou sobre o caso de raiva humana que resultou na morte de uma pessoa no dia 30 de julho.
Confira íntegra da participação de Fabiano dos Anjos no Café Expressão:
Fotos: Fabiana Oliveira/Destaque DF
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.