• 11 de junho de 2026

Michelle Bolsonaro incentiva apoiadores a atuarem como mesários voluntários e fiscais eleitorais

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lançou uma campanha para incentivar apoiadores do partido a atuarem como mesários voluntários e fiscais eleitorais nas eleições de 2026. A mobilização foi divulgada na terça-feira (9) em uma publicação compartilhada no Instagram com o perfil do PL Mulher, organização presidida por Michelle.

No vídeo, Michelle Bolsonaro associa a participação no processo eleitoral ao fortalecimento da transparência das eleições e afirma que a presença de voluntários pode ampliar a fiscalização durante o pleito.

“Eu sei que você está preocupada com a transparência das eleições. Para acabar com a dúvida, vamos agir. Sabe como? Seja mesária, voluntária ou fiscal do partido”, declarou. “Você aumenta a transparência, fiscaliza a votação e ganha vantagens previstas em lei. No fim do dia, você vai poder dizer: ‘Eu protegi o voto’. Para ser mesária, inscreva-se no TRE. Para fiscal, seja voluntária no Partido Liberal.”

PL Mulher aposta em participação feminina nas eleições

Na legenda da publicação, o PL Mulher destaca que as mulheres representam cerca de 52% do eleitorado brasileiro, mas ainda possuem participação reduzida nas mesas receptoras de votos e nas equipes de fiscalização eleitoral.

“Isso vai mudar em 2026”, afirma o grupo, que batizou a mobilização de Operação V2 – Vigiar e Votar.

Outra postagem publicada em conjunto por Michelle Bolsonaro e pelo PL Mulher afirma que a iniciativa busca ampliar a participação do público conservador na fiscalização das eleições. A convocação é direcionada tanto para homens quanto para mulheres interessados em atuar como fiscais partidários ou mesários voluntários.

Campanha ocorre durante propaganda partidária

A iniciativa está sendo divulgada nas redes sociais do partido e também em inserções de rádio e televisão. Nesta semana, além do PL, PT, PDS e União Brasil exibem propaganda partidária gratuita, conforme as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fiscalização das urnas eletrônicas

A inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas está aberta a partidos políticos e órgãos públicos desde outubro de 2025. Em oito meses, apenas o União Brasil enviou representantes para acompanhar a fiscalização do sistema eleitoral.

O procedimento pode ser realizado até poucos dias antes da eleição, quando o sistema é oficialmente lacrado pela Justiça Eleitoral.

O TSE adotou a ampliação dos mecanismos de transparência em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, após questionamentos e críticas ao sistema eletrônico de votação.

Foto: Reprodução/Instagram


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Copa do Mundo 2026 começa nesta quinta-feira com 48 seleções e estreia do Brasil no sábado

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.