Na edição do Café Expressão, programa de entrevistas do Expressão Brasiliense, que foi ao ar na noite de quarta-feira, dia 4 de maio, os renomados jornalistas Toni Duarte, do Radar DF e Ricardo Callado, do Portal do Callado, afirmaram que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, será reeleito nas eleições de outubro.
Os dois experientes comunicadores fizeram uma avaliação do cenário político da capital do País. Toni Duarte e Ricardo Callado acompanham as movimentações e articulações que estão ocorrendo nos bastidores neste período de pré-campanha.
Na visão dos dois profissionais de comunicação, Ibaneis Rocha tem uma gestão que lembra a do já falecido ex-governador Joaquim Roriz, único governador reeleito na história da capital federal. Entre as semelhanças apontadas pelos jornalistas encontram-se as grandes obras que estão sendo executadas e a valorização dos servidores do GDF.
Diante dos números apresentados e o trabalho realizado, segundo Toni e Callado, Ibaneis entrará na disputa eleitoral e terá pela frente oponentes com pouca capilaridade política e força para vencer o emedebista nas urnas.
“A gente observa que o governador (Ibaneis) chega três anos depois (das eleições de 2018) e consegue montar uma estrutura em sua base aliada de 12 partidos. Quem constrói uma base dessa é sim um líder, um grande líder político, tão quanto Roriz”, destacou Toni Duarte.
Já Ricardo Callado observa que tem constatado que há um sentimento em toda a população brasiliense que “a gestão de Ibaneis é muita parecida com a de Joaquim Roriz”. Para o jornalista, Ibaneis também opera nos bastidores de forma semelhante ao ex-governador que faleceu em 2018.
“O Ibaneis é uma grata surpresa. Eu acredito que o Ibaneis Rocha vai terminar os seus governos e vai se tornar uma grande liderança assim como Roriz”, disse Callado.
Disputa ao Senado
Sobre o pleito eleitoral para a única vaga a ser preenchida neste ano no Senado, os jornalistas avaliam que a deputada Flávia Arruda, do PL, é quem tem mais chances de se eleger.
Quanto as outras pré-candidaturas dentro do grupo de Ibaneis, da ex-ministra Damares Alves, do Republicanos, e do ex-vice-governador e empresário, Paulo Octávio, do PSD, Toni Duarte e Ricardo Callado consideram que ambos estão apenas pressionando para ter mais poder de barganha quando chegar a hora de indicar os nomes que irão para a disputa da chapa majoritária.
Os dois jornalistas ainda teceram comentários sobre os pré-candidatos da oposição ao GDF e ao Senado e quais são as chances dos atuais deputados federais e distritais se reelegerem em outubro deste ano.
Assista abaixo a íntegra do Café Expressão com os jornalistas Toni Duarte e Ricardo Callado:
Fotos: Divulgação/Plano B