• 23 de fevereiro de 2024

OPERAÇÃO BOAS FESTAS | Ações de fiscalização do Detran começam na quinta (30) e vão até 7 de janeiro

Com a chegada das confraternizações de fim de ano e os festejos de Natal e Réveillon, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal planeja ações preventivas e repressivas para garantir Boas Festas à população do DF sem comprometer a segurança do trânsito. Para isso, lança, a partir desta quinta-feira (30), a operação Boas Festas, que se estenderá até o dia 7 de janeiro.

Estão programadas 1.330 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF, distribuídas da seguinte forma: 90 ações do tipo blitz, 380 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 860 pontos de demonstração.

Os agentes trabalharão de forma preventiva – com Pontos de Demonstração (PDs) e patrulhamentos, além de realizar pontos de bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas.

Foco na Lei Seca

Como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, e levando em conta que há um considerável aumento do consumo de bebidas alcoólicas no período festivo de fim de ano, o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de acidentes.

“Infelizmente, apesar das inúmeras ações educativas que abordam o risco de dirigir alcoolizado, alguns condutores apostam na impunidade e acabam assumindo a direção de seus veículos depois de ingerir bebida alcoólica, comprometendo a própria segurança e a de outros usuários das vias. Por isso, vamos trabalhar de forma incessante para retirar esses condutores de circulação e evitar que eles provoquem acidentes de trânsito”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

Locais mapeados

A operação Boas Festas consiste no aumento da presença das equipes de policiamento e fiscalização de trânsito e da quantidade de viaturas dispostas em pontos de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros.

Os dias, locais e horários das ações são estrategicamente mapeados para os flagrantes de alcoolemia, no intuito de impedir que momentos de celebração e confraternização deem espaço a tragédias no trânsito.

(Detran-DF)

Foto: Divulgação/Detran-DF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVOS RUMOS PARA O UNIÃO BRASIL | Eduardo Pedrosa defende que partido lance candidato à presidência em 2026 e apoie alguém ao Buriti que tenha bons projetos para o DF

Read Next

AS DUAS CARAS DE FRED LINHARES | Federal de primeiro mandato, o apresentador de TV se vale da notoriedade para criticar GDF nas redes sociais, mas tem uma legião de aliados com cargos no governo