Todos a espera de um aceno de Caiado
Os aliados do governador Ronaldo Caiado no Entorno estão à espera de um posicionamento em relação aos candidatos a prefeitos de cada cidade. Há cidades em que Caiado conta com até três aliados com chances de chefiar o governo municipal. O governador goiano já disse em entrevistas que a melhor opção é que apresentem a ele a solução e não o problema. Caso não haja consenso, Caiado pode acabar não se envolvendo na disputa do município para não perder os amigos e aliados de primeira ordem. No passado, o apoio do governador de Goiás era até prejudicial aos postulantes. Com Ronaldo Caiado, a história está sendo diferente já que ele assumiu a paternidade das cidades goianas do Entorno. Caiado e sua equipe visitam a região pelo menos uma vez por semana e com um grande detalhe: nunca chegam de mãos vazias. O governador costuma entregar ou anunciar obras e benfeitorias para a cidade que está visitando.
Eládio Carneiro fala de sua pré-candidatura para prefeito de Luziânia em programa de rádio
Durante a estreia do programa Mobiliza DF, apresentado por Sérgio Izalci, no último sábado (15), na rádio Cerrado FM, o pré-candidato a prefeito de Luziânia, Eládio Carneiro (PSL) apresentou suas propostas para a cidade. Eládio é advogado, professor de Direito Eleitoral, pecuarista e suplente de senador (vaga de Ronaldo Caiado que é ocupada hoje por Luiz do Carmo). Ele demonstrou que conhece bem a história de Luziânia descrevendo para o radialista como surgiu a cidade e como ela se transformou na quinta maior cidade do Estado de Goiás após a fundação de Brasília, que fica a 56 km de distância. Dr. Eládio, como é chamado por muitos, lembrou que Luziânia foi a cidade mãe de muitos municípios do Entorno como Cristalina, Valparaíso, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama. “Luziânia é uma senhora hoje de 273 anos”. O pré-candidato destacou que Luziânia tem uma economia forte graças a força da agricultura e dispõe de um comércio que atende as necessidades dos moradores. No entanto, Eládio Carneiro afirmou que a cidade e a região precisam passar por um processo de industrialização. Para ele, uma boa estratégia é unir a força da produção agrícola com a grande quantidade de mão de obra para atender o mercado qualificado mais próximo, no caso, o Distrito Federal. “Não faz sentido nenhum nós termos todo esse potencial e o DF ir em busca de bens, produtos e serviços em outras regiões, sendo que temos qualidade e preços mais baratos”, ponderou o pré-candidato a prefeito.
Eládio ainda exaltou a memória do ex-governador do DF, Joaquim Roriz, de quem foi advogado. Eládio Carneiro também teceu críticas às gestões municipais que não souberam explorar os potenciais da cidade. “Luziânia fica velha e não se desenvolve. Em grande parte, isso tudo aconteceu porque as pessoas que comandaram a cena política nos últimos anos se preocuparam em resolver os seus problemas pessoais e não se preocuparam com o desenvolvimento da cidade”, apontou. Para quem acompanhou a entrevista na Cerrado FM, está mais do que claro que Eládio Carneiro conhece bem os problemas de Luziânia e está no páreo para vencer a disputa eleitoral.
Pábio tem melhores resultados a apresentar
Chamada por muitos como “A Porta do Entorno Sul Goiano”, a cidade de Valparaíso de Goiás conseguiu se reerguer nos últimos anos graças a gestão eficiente de seu prefeito Pábio Mossoró. O emedebista deu um choque de gestão na Prefeitura Municipal e está colhendo os frutos de seu árduo trabalho. Valparaíso mudou de ares e está bem mais cuidada. Apesar de ter pego um órgão com os cofres vazios e devendo na praça, Pábio não se intimidou e equacionou as contas da prefeitura. Nos últimos dois anos, os valparaisenses viram a cidade ganhar uma nova iluminação pública, muitos bairros ganharam um novo asfalto e muitas unidades de saúde foram reformadas e já atendem a população. Pábio Mossoró caminha para ser o primeiro prefeito reeleito, mesmo diante do jogo sujo de seus adversários. Há pré-candidato que tem a convicção que as falcatruas do passado foram esquecidas, já que conseguiu ascender ao cargo de deputado estadual. Concordo que o povo tem memória, mas não custa nada ele ser lembrado que quem roubou não merece mais sentar na Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no máximo, só uma rápida visita para tomar água e tchau.
Disputa acirrada em Águas Lindas
A cidade de Águas Lindas de Goiás sempre foi a menina dos olhos do Entorno por estar sempre em expansão, seja do ponto de vista político, econômico e eleitoral. O município sempre foi muito cobiçado por líderes políticos do DF e de Goiás. Nas eleições municipais deste ano, a população deverá assistir a uma disputa acirrada para a prefeitura da cidade entre Dr. Lucas, do Podemos, e Túlio Santillo, do DEM. Ambos têm a simpatia do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, o que gera incertezas quanto a qual dos dois futuros candidatos se deve apoiar. Uma recente sondagem divulgada revelou que Dr. Lucas e Túlio Santillo estão empatados tecnicamente. A expectativa é que o desempate fique por conta do apoio do governador. Nesse quesito, Túlio leva vantagem. Vamos acompanhar as movimentações.
Distanciamento e dúvidas em Luziânia
Voltando a falar em Luziânia e disputa eleitoral, muitos observadores da política luzianiense estão de olho no distanciamento entre dois pré-candidatos a prefeito. Antes da virada do ano, a então vice-prefeita Professora Edna (PROS) era vista por muitos como aliada do deputado estadual, Diego Sorgatto (DEM). Entretanto, o cenário mudou e a agora prefeita-tampão quer seguir no cargo. Com isso, a afinidade e aproximação que tinha com Sorgatto azedou e a professora vai mesmo entrar de cabeça no pleito. O deputado Diego Sorgatto é muito bem quisto pelos eleitores, mas os adversários tentam descontruir sua imagem argumentando que ele é muito novo para assumir um cargo tão importante. Nos bastidores, já se fala que Diego Sorgatto tem algumas cartas na manga e que serão apresentadas na hora certa. Os que pensam que a pouca idade pode ser considerada sinônimo de pouca experiência, pode vir a se surpreender com o deputado. A cidade tem três postulantes a prefeito que estão no páreo: Diego Sorgatto, Professora Edna e Eládio Carneiro.