• 29 de março de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Adversários não ameaçam reeleição de Ibaneis aponta pesquisa

Adversários não ameaçam reeleição de Ibaneis aponta pesquisa

Foto: Divulgação/Ag. Brasília

A coluna O Fino da Política teve acesso a uma pesquisa realizada entre os dias 16 a 26 de janeiro deste ano que entrevistou mais de 4,2 mil pessoas e aponta que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, não sofre qualquer tipo de ameaça por parte de seus adversários em relação ao seu projeto de reeleição.

Como a pesquisa não foi registrada, seu inteiro teor não pode ser divulgado. Mas, a sondagem nos permite avaliar o atual cenário político do DF. De acordo a simulação de confronto entre o governador e seus adversários num eventual segundo turno, o levantamento mostra que Ibaneis Rocha vence tranquilamente qualquer um dos seus oponentes em outubro deste ano.

Um detalhe muito importante sobre a pesquisa é que a maior taxa de rejeição não é do emedebista como muitos dos seus adversários e pseudoanalistas políticos andam espalhando pelo quadrilátero federal.

Bem avaliado em todas as cidades

A pesquisa revela ainda que Ibaneis Rocha está bem avaliado em todas as cidades do DF. Os melhores índices foram registrados em Planaltina, Riacho Fundo I, Vicente Pires, Riacho Fundo II, Brazlândia, Itapoã, Taguatinga e Ceilândia.

Ações e medidas acertadas

Para mais de 62% dos participantes da sondagem, as ações e medidas adotadas pelo governo Ibaneis no decorrer da pandemia foram corretas. Já quase 37% dos entrevistados acham que o governo deveria aumentar as medidas restritivas e outros 48% acham que o GDF deveria manter as atuais restrições.

Disputa para federal vai ser a mais acirrada

Foto: Reprodução/Google Imagens

Outro dado importante que a pesquisa nos permite avistar é que a disputa para a Câmara dos Deputados vai ser uma das mais acirradas da história política do DF. O levantamento mostra que muitos ex-parlamentares estão entre os cotados para se eleger em outubro.

Renovação de distritais na CLDF

Foto: Divulgação/CLDF

Na Câmara Legislativa do DF, boa parte dos atuais distritais não vão se reeleger, principalmente, os marinheiros de primeira viagem. Apenas poucos vão passar pelo teste nas urnas. A pesquisa mostra que alguns novatos não fizeram o dever de casa e não vão passar pelo crivo do eleitor. Já entre os mais experientes, ao que tudo indica, a maioria consegue renovar seus mandatos. Ah, e aquele distrital que numa edição passada desta coluna revelamos que ele estava liderando as intenções de votos para CLDF, ainda está no mesmo lugar no levantamento atual.

Voo mais alto

Um outro fator que reforça que a CLDF passará por uma grande renovação é que dos atuais 24 distritais pelo menos quatro ou cinco vão concorrer para a Câmara dos Deputados numa tentativa de alçar voos mais altos. De acordo com a pesquisa, apenas um ou dois podem chegar ao parlamento nacional.

Passo maior que a perna

De acordo com as perspectivas de cenário apontadas pela pesquisa, tem distrital que vai dar com os burros n’água ao tentar ir para o Congresso Nacional.

Políticos derrotados em 2018 e sem mandato querem voltar ao poder neste ano

Um dos principais sentimentos do eleitor em 2018 era que com a renovação das ‘caras’ no legislativo a coisa ia mudar. No entanto, a tal da mudança parece que não surtiu o efeito esperado. Com isso, já é possível ver no horizonte muitos políticos derrotados nas eleições passadas ou que estão afastados da vida pública a um bom tempo querer voltar ao poder neste ano. Esse fenômeno de ver velhos conhecidos de volta à política já ocorreu nas eleições municipais de 2020. Nessa leva, tem ex-governadores e ex-vice-governadores do DF que se concorrer para a Câmara dos Deputados ou CLDF tem boas chances de se eleger.

Pré-candidatos estão ‘cozinhando o galo’ para se filiar

Foto: Reprodução/Google Imagens

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em prorrogar o prazo para registro das federações partidárias acendeu o alerta de muitos pré-candidatos a cargos proporcionais. Com a nova data, o temor de escolher um partido e lá na frente ele se unir a outro que não agrade vem fazendo com que alguns pré-candidatos queiram se filiar nos últimos segundos. Por enquanto, tem muita gente só ‘cozinhando o galo’.

Tem republicano pulando a cerca

Um dirigente partidário que se autodeclara opositor de Ibaneis Rocha afirmou a coluna O Fino da Política que tem gente do Republicanos pulando a cerca. Segundo ele, o traidor anda participando de reuniões com os cabeças do grupo de oposição levando informações de interesse dos adversários e ainda zomba da cara da atual gestão. Pelo visto, o ‘republicano’ traíra está disposto a pagar o preço.

Fraga já começa a se adaptar a vida no campo

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-deputado Alberto Fraga, que presidiu o DEM-DF até a sua extinção, apesar de andar se movimentando para tentar voltar a Câmara dos Deputados está se dedicando a vida no campo. Pela experiência adquirida ao longo dos anos na política, Fraga sabe que as chances de se eleger neste ano são poucas. Quem sabe não seja esse o motivo que faz com que o ex-PM já esteja se adaptando ao trabalho no campo.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

MUNDIAL DE CLUBES | Chelsea vence Palmeiras na prorrogação e leva título pela 1ª vez

Read Next

OPORTUNISTAS | Leandro Grass e Reginaldo Veras querem aparecer às custas da mídia alternativa