• 24 de abril de 2024

TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA | Gilvan Máximo trabalha para que famílias de baixa renda do DF tenham acesso à Internet de graça

Ciente da importância da pasta que gerencia para os dias atuais, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, disse no último domingo (4) durante entrevista ao programa Conectado ao Poder, do jornalista Sandro Gianelli, na rádio Metrópoles, que um dos objetivos do governo Ibaneis é levar Internet de graça e de boa qualidade para as famílias de baixa renda nas regiões mais carentes da capital.

Veja também

WI-FI SOCIAL DF | Programa chega a comunidade do Vale da Benção no Riacho Fundo I

Esse trabalho de inclusão digital, e social ao mesmo tempo, já começou. Gilvan lembrou que no último dia 19 de junho ele esteve na comunidade do Vale da Benção, no Riacho Fundo I, para lançar o programa e atender os moradores da região com o sinal de Internet.

“A Internet agora vai chegar de graça nas casas dessas famílias. Essa é uma preocupação nossa para que os alunos de baixa renda possam estudar”, explicou Gilvan.


O secretário criticou a gestão do governo Rollemberg por ter gasto cerca de R$ 40 milhões para implantar a Internet sem fio na Rodoviária do Plano Piloto e não funcionou.

“Nós não gastamos praticamente nada, zero, e o sinal de internet de lá está funcionando perfeitamente”, destacou.

Gilvan Máximo ainda brincou. “Você pode fazer até uma ligação de vídeo”, desafiou.

TRANSFORMAÇÃO DO DF

Gilvan Máximo comentou que o mercado de trabalho do setor de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) vem sofrendo com a falta de mão de obra com qualificação técnica.

O gestor deu como exemplo a inauguração do laboratório de Robótica na unidade socioeducativa de Santa Maria com o objetivo de oferecer cursos aos internos.

“Nós colocamos o laboratório de Robótica ali porque acredito, piamente, que aqueles meninos vão sair dali profissionais”, afirmou. Ele ainda ressaltou. “Nós não temos mão de obra hoje para a área de TI, na área de desenvolvimento de software, enfim, isso não é um problema só no DF, é no mundo todo. Nós queremos fazer de Brasília um celeiro de ciência, tecnologia e inovação”, frisou o secretário.

Por José Fernando Vilela

Fotos: Kamilla Fialho/Equipe Conectado ao Poder

Expressão Brasiliense

Read Previous

INOVAÇÃO NOS TRIBUNAIS | BRB sai na frente e lança PIX Judicial

Read Next

MAIS UMA OPÇÃO DO CENTRÃO | Datena se filia ao PSL e será lançado pré-candidato à presidente nos próximos dias