• 28 de março de 2024

Terceira-Via confirma Izalci (PSDB) para o governo do DF e Cristovam Buarque (PPS) para o Senado

Na tarde desta terça-feira (28), o grupo denominado como “Terceira-Via”, se reuniu no gabinete do senador Cristovam Buarque (PPS), no Senado Federal, para anunciar uma definição concreta quanto aos rumos da aliança que, atualmente, é composta por PSDB, PRB, PPS, PSD, PSC, DC e Patriotas. O encontro durou cerca de três horas. Entretanto, o grupo apenas confirmou às pré-candidaturas do deputado federal, Izalci Lucas (PSDB), para o governo do DF, e do senador Cristovam para à reeleição.

Após a reunião, Cristovam e Izalci se encarregaram de dirimir algumas dúvidas dos jornalistas. Uma delas quanto as dúvidas jurídicas e políticas que rondavam o nome de Izalci à frente do PSDB/DF. O grupo anunciou que essas questões estão sanadas e que, portanto, o deputado Izalci Lucas é o pré-candidato ao governo do DF. O senador Cristovam fez questão de frisar que esses embates internos no partido tucano foram considerados como “infiltrações”.

Outra dúvida era quanto ao apoio de alguns partidos que iniciaram a composição e não estava participando da reunião. Tanto Izalci quanto Cristovam disseram que alguns ainda não se decidiram e que outros ainda virão. Certo mesmo, era a aliança entre esses sete partidos que assinaram uma nota conjunta.

Nota Terceira Via

O Expressão Brasiliense questionou sobre quando a pré-campanha iniciaria e, prontamente, a dupla não hesitou em dizer: – Agora! Cada um dos parlamentares já tinha compromisso. O blog ainda perguntou se o presidente regional do PRB, Wanderley Tavares, que estava circulando no DF como pré-candidato ao governo, a partir daquele momento iria apoiar o nome do deputado Izalci. Cristovam respondeu: – Certamente.

Izalci destacou ainda que a aliança vai passar a tratar das coligações proporcionais. O grupo ainda deverá anunciar quem será o candidato a vice-governador e quem irá ocupar a outra vaga ao Senado, uma vez que nas eleições deste ano serão duas vagas a serem preenchidas.

Durante a entrevista, ainda foi questionado se o nome a integrar a chapa como vice-governador poderia ser do PRB. O senador Cristovam Buarque disse que “se o nome for o do Wanderley (Tavares) está aceito e, se for de outro, nós também vamos considerar”.

Os integrantes do grupo agora esperam a aprovação dos nomes pelas direções regionais e nacionais dos respectivos partidos, levando em conta os interesses das pré-candidaturas aos cargos proporcionais (deputado federal e distrital), além de anunciar os nomes para as duas vagas restantes nas majoritárias.

Além de Izalci e Cristovam Buarque, participaram da reunião Wanderley Tavares, presidente regional do PRB, e o secretário nacional do partido, Evandro Garla, ex-deputado distrital, o vice-presidente do PSD, Arthur Bernardes, o presidente do PPS, Chico Andrade, o presidente do Patriotas, Paulo Fernando, o vice-presidente do DC, Sérgio Ferreira, o presidente do PSC, Zenóbio Rocha.

Da Redação

Fotos: Expressão Brasiliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

A Turma do STF que libertou Dirceu e absolveu Gleisi, era a esperança de Lula

Read Next

Definidos os jogos das oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia