• 29 de abril de 2024

PRUDENTE OU IZALCI? | Parlamentares do DF definem nesta segunda (6) quem vai ser o coordenador da bancada no Congresso

O dilema de quem vai coordenar a bancada de parlamentares do DF no Congresso Nacional neste ano deve chegar ao fim nesta segunda-feira (6). Os deputados federais e senadores da capital federal se reúnem, às 17h, para definir, de uma vez por todas, quem vai exercer a função de coordenador.

Como publicado na coluna O Fino da Política do último domingo (5), a bancada esteve reunida na última quinta (2), mas não houve acordo. O problema todo é que existe uma disputa de bastidor entre o senador Izalci Lucas, do PSDB, e o ex-presidente da CLDF, o agora deputado federal, Rafael Prudente, do MDB. 

Izalci tem a indicação de suas colegas de Senado, Leila do Vôlei, do PDT, e Damares Alves, do Republicanos, que não quis ficar com a função e passou a vez para o tucano. Ocorre que quase a totalidade dos deputados federais do DF não querem o senador como coordenador da bancada e o novato Rafael Prudente já conseguiu o apoio da maioria.

A questão toda é que os deputados sabem da importância do cargo para o DF e até para os próprios parlamentares com o GDF. Na legislatura passada, o governo Ibaneis manteve uma relação um tanto quanto distante com a bancada do Congresso, até mesmo esse distanciamento não chegou a interferir em nada. O próprio Izalci foi coordenador da bancada. Na atual conjuntura, o governo local não está nem se metendo nessa disputa.

Conforme o Expressão Brasiliense apurou, caso nenhum dos lados abra mão da função, os parlamentares deverão decidir no voto quem vai ser o coordenador. Fontes sustentam que Izalci tem o voto dele, das duas senadoras do DF e da deputada Bia Kicis, do PL. E Prudente teria seis votos contando com o dele. A única dúvida é o deputado Alberto Fraga, do PL. Ninguém sabe como vota o coronel.

Os postulantes são de correntes políticas diferentes. Izalci é adversário de Ibaneis Rocha e possui um bom trâmite no Congresso Nacional. Já Prudente, é inexperiente no Congresso, mas chega com a tarimba de ser presidente do MDB e ter sido presidente da CLDF. Vamos ver se as informações que obtivemos se confirmam ou se um dos lados opta em declinar. Ou até mesmo, uma nova reunião para os próximos dias. Vai saber…

Coordenador da bancada

Quem ficar com a função terá algumas prerrogativas importantes como apresentar ao relator as emendas da bancada do DF para o Orçamento Geral da União. Essas emendas também são relevantes para o governo local já que viabilizam o financiamento de obras, programas e outras benfeitorias.

A posição de coordenador da bancada também permite ao ocupante participar de reuniões importantes e decisivas no Congresso Nacional, bem como com ministros do Executivo e do Judiciário. Em síntese, é uma posição bem estratégica.

Foto: Reprodução/Google Imagens

 Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o @expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

NATIVAS GRILL | Para celebrar o mês da mulher, churrascaria concede desconto especial no rodízio para a mulherada comemorar

Read Next

SEM ACORDO | Reunião da bancada do DF para definir o coordenador é adiada mais uma vez; se fosse hoje, Prudente venceria