• 29 de abril de 2024

SEM ACORDO | Reunião da bancada do DF para definir o coordenador é adiada mais uma vez; se fosse hoje, Prudente venceria

A falta de consenso entre os deputados e senadores da bancada do DF no Congresso Nacional resultou em mais um adiamento da reunião em que seria definido qual entre os 11 vai coordenar o grupo até o fim deste ano. O encontro estava previsto para às 17h desta segunda-feira (6), mas foi adiado pela segunda vez.

O impasse está na disputa pela vaga de coordenador. Há uma disputa nos bastidores entre o senador Izalci, do PSDB, e o deputado federal, Rafael Prudente, do MDB. Ambos querem a vaga de coordenador. A bancada do DF é composta por 11 parlamentares, sendo três senadores e oito deputados.

Desse total de 11 parlamentares, o senador Izalci afirma ter o apoio de suas colegas do Senado, Leila do Vôlei, do PDT, e Damares Alves, do Republicanos, e da deputada Bia Kicis, do PL. Portanto, o tucano tem quatro votos contando com o dele.

Já o grupo de parlamentares que apoiam a candidatura de Rafael Prudente contabiliza sete votos. A última dúvida era quanto ao voto do deputado Alberto Fraga, do PL, mas o Expressão Brasiliense conversou com ele e o parlamentar confirmou que, caso não se chegue a um acordo, o seu apoio será para Prudente. 

Com a confirmação de Fraga, Rafael Prudente conta com o seu próprio voto, dos colegas Gilvan Máximo, Fred Linhares e Julio Cesar, ambos do Republicanos, da deputada Érika Kokay, do PT, do deputado Reginaldo Veras, do PV, além do veterano Fraga como já foi citado.

Nos bastidores, conforme já revelado pela coluna O Fino da Política, existe um acordo informal estabelecido em legislaturas anteriores de haver alternância na coordenação da bancada. Num ano, a função fica com um senador ou senadora e no outro com um deputado ou deputada. 

O senador Izalci reivindica que o acordo seja mantido. Se isso acontecer, a vaga ficaria com ele, pois o último coordenador era um deputado. No entanto, o grupo de parlamentares que apoiam o ex-presidente da CLDF dá sinais de que esse acordo não prevalecerá, ainda mais que eles já detém os votos suficientes para vencer a disputa.

Ao tecer comentários sobre a função, o deputado Fraga disse ao Expressão Brasiliense que não sabe o porquê que os dois parlamentares estão brigando pelo cargo. 

“Eu já fui coordenador e não vi vantagem nenhuma nessa função. Pelo contrário, a gente arruma inimizade com o parlamentar que não tem suas emendas atendidas”, declarou o deputado. 

Por enquanto, ainda não há uma nova data para os parlamentares se reunirem. Fontes apontam que esse impasse só se resolverá após as indicações dos deputados e senadores para integrar a Comissão Mista do Orçamento, a famosa CMO do Congresso. 

Por ora, o placar encontra-se em sete votos para Prudente e quatro para Izalci.

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o @expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

PRUDENTE OU IZALCI? | Parlamentares do DF definem nesta segunda (6) quem vai ser o coordenador da bancada no Congresso

Read Next

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS | Transplantado renal, deputado Marcelo Queiroz lança frente parlamentar em defesa de novas iniciativas para salvar milhares de pacientes