• 19 de abril de 2024

PROJETO APROVADO | Distritais garantem auxílio para motoristas de escolar e do turismo com recursos da CLDF

Profissionais que atuam com transporte escolar e na área do turismo receberam uma boa notícia nesta quarta-feira (10). Os deputados distritais aprovaram o projeto de lei, de autoria do Executivo, que garante o pagamento de auxílio financeiro emergencial no valor de R$ 1,2 mil para os motoristas que atendem esses dois setores. O PL vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

A proposta do GDF prevê o pagamento de dois meses do auxílio, podendo chegar ao terceiro mês caso o governo avalie ser necessário. Para financiar o benefício, o governo Ibaneis irá utilizar parte dos recursos devolvidos aos cofres do DF pelos próprios distritais, fruto da economia gerada com a redução do uso das verbas indenizatórias pelos parlamentares. A proposta prevê gastos na ordem de R$ 6 milhões, que podem aumentar caso o governador não se oponha as emendas aprovadas pelos deputados que amplia o auxílio para motoristas de táxi e de aplicativos.

A aprovação desse PL contou com a articulação primordial de dois distritais: Rafael Prudente (MDB), presidente da CLDF, e Valdelino Barcellos (PP). No dia anterior a votação, eles participaram da reunião de negociação, no Palácio do Buriti, entre os representantes das categorias com o governador Ibaneis Rocha.

Ao defender a proposta, Rafael Prudente ressaltou que os profissionais “foram os primeiros a parar juntos com as escolas e, possivelmente, serão os últimos a voltar, por isso é justo esse auxílio”. O distrital ainda relatou que “muitos trabalhadores enfrentam sérias dificuldades e o governo precisa socorrer esses profissionais”.

Reunião no Palácio do Buriti no dia anterior a votação. Foto: Assessoria deputado Rafael Prudente.

De acordo com o texto aprovado, para receberem o auxílio, os beneficiários precisam estar registrados, até 31 de janeiro de 2020, no Cadastro de Permissionários/Concessionários da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) e no Departamento de Trânsito do DF (Detran) na categoria de transporte escolar e/ou turismo. Ainda conforme a proposta, o BRB será o agente financeiro.

Emendas – Ao todo, cinco emendas foram acatadas ao texto do Buriti. O presidente da CLDF, Rafael Prudente, se comprometeu em levar as demandas dos distritais ao governador Ibaneis Rocha.

Por José Fernando Vilela com informações da CLDF e Ass. Dep. Rafael Prudente.

Foto Principal: Divulgação/CLDF

Expressão Brasiliense

Read Previous

COMBATE ÀS FAKE NEWS | Twitter vai perguntar se usuário leu a matéria antes de compartilhá-la

Read Next

FERIADÃO | Saiba o que vai funcionar no DF até domingo