O presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luiz, do MDB, concedeu entrevista à Rádio Viva FM 101.3, durante o programa Viva a sua Cidade, apresentado pelo jornalista José Fernando Vilela, editor-chefe do Expressão Brasiliense, na quarta-feira (31) e falou sobre as suas intenções de permanecer comandando o parlamento distrital no biênio 2025/2026.
Apesar das eleições para a próxima mesa diretora da CLDF estarem previstas no regimento interno para ocorrerem no final do segundo ano da legislatura, as movimentações e articulações para definir quem vai ser o que na futura direção da casa já estão em andamento.
Como é permitido que os atuais integrantes da mesa da CLDF concorram à reeleição, nos bastidores, o distrital Wellington Luiz desponta como favorito para a presidência e conta com o apoio de praticamente todos os distritais.
Ao ser questionado se pretende continuar à frente do comando da CLDF, o emedebista destacou que foi eleito com o apoio de todos os distritais em 2022 e que é natural que seu nome seja indicado para seguir ocupando o cargo.
“Eu fico feliz, eu fico lisonjeado de ter esse apoio de todos os deputados. Inclusive fui eleito com o apoio de todos os deputados, o que faz com que meu nome surja de forma natural para que eu continue à frente da CLDF. É motivo de muita responsabilidade”, afirmou Wellington Luiz.
O distrital disse que pretende “discutir com meus pares essa possibilidade”. Wellington reforçou que a recondução da atual mesa diretora precisa ser acordada.
“Se for da vontade de todos que eu continue representando-os de forma digna, justa e transparente, obviamente que o nosso nome está à disposição. Mas isso tem que partir dos nossos colegas. Estou muito à vontade seja para continuar, seja para sair. Fui eleito para ser parlamentar e a presidência foi consequência, resultado de muita articulação”, observou.
“Vou conversar com eles para a gente saber qual (será) o melhor momento para a gente discutir isso e efetivar os nomes de cada espaço que se faz necessário”, pontuou o distrital.
Abertura do segundo semestre
Sobre o retorno dos trabalhos da CLDF, Wellington Luiz disse que nesta quinta (1º) ocorrerá uma solenidade de abertura e que a definição de pauta de votações será feita na próxima segunda (5) numa reunião com todos os distritais.
“Na segunda-feira vamos fazer uma reunião com todos os deputados para discutir pautas importantes e de interesse da sociedade. Na terça-feira, efetivamente, a gente inicia com os trabalhos de apreciação de matérias no âmbito do plenário”, salientou.
Revisão do PDOT
Um dos projetos que podem ser enviados à CLDF pelo Buriti neste segundo semestre é o PDOT. O Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF está passando pelo processo de revisão. O GDF já realizou audiências públicas e está finalizando o texto para encaminhar aos distritais. Wellington Luiz declarou que o projeto pode tramitar pelas comissões nos mesmos moldes do Ppcub.
“Eu acredito que o PDOT projeto chegue este ano. Eu não sei se quando ele chegar, se terá tempo suficiente para analisar a matéria e votar ainda neste ano, ao invés do que aconteceu com o Ppcub. O Ppcub foi dado três meses aqui para que as comissões apreciassem a matéria. E acabou que ele acabou sendo discutido aqui em quase quatro meses. Então estamos esperando o PDOT”, sinalizou o presidente da CLDF.
Confira a íntegra da entrevista do distrital na Rádio Viva FM 101.3:
Foto: Divulgação/CLDF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.