• 30 de abril de 2024

POSIÇÃO DEFINIDA | Republicanos anuncia apoio à reeleição de Arthur Lira e reafirma que vai atuar de forma independente

O partido que terá a sexta maior bancada de parlamentares na Câmara dos Deputados a partir de fevereiro de 2023, o Republicanos anunciou, nesta terça (22), por meio de nota, que vai apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, PP-AL.

De acordo com a nota da legenda, Arthur Lira “reúne condições para garantir a estabilidade que a Casa precisa para votar projetos importantes nos próximos dois anos”.

O atual primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira, de SP, é também presidente nacional do Republicanos e tem tudo para permanecer na mesa diretora. 

Com o apoio dos 41 deputados da legenda, somados aos 47 do PP, Arthur Lira parte para a disputa com quase 18% votos da Casa.

Atuação independente 

O Republicanos também voltou a afirmar que a legenda terá uma posição de independência em relação ao governo Lula, que se inicia no próximo ano. 

Contudo, na nota divulgada, a sigla diz que não vai se “negar” em manter o diálogo e a colaborar. 

“O partido seguirá mantendo apoio às propostas que sejam positivas para a população brasileira”, aponta a legenda por meio da nota.

Vale lembrar que o Republicanos, quando era PRB, ocupou a vice-presidência da República durante os dois mandatos do governo Lula com o empresário José Alencar.

Políticos petistas, até mesmo parlamentares do Republicanos, disseram ao Expressão Brasiliense que acreditam que a sigla está aguardando o momento certo para embarcar no terceiro governo Lula.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Republicanos:

Foto: Reprodução/Instagram 

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

COPA DO CATAR | Dinamarca e Tunísia ficam no 0 a 0 em jogo equilibrado

Read Next

REVOLTADOS COM ‘CORONÉ’ CAIADO | Produtores rurais invadem plenário da Alego e votação da ‘taxa do agro’ é adiada; Veja aqui o vídeo