• 30 de abril de 2024

POR UNANIMIDADE | Executiva do DEM decide aceitar a fusão com o PSL

Por José Fernando Vilela

O surgimento de um super partido está prestes a acontecer no Brasil nos próximos meses. Na terça (21), a Executiva Nacional do Democrata (DEM) se reuniu para dar mais um passo rumo a fusão com o PSL. Ainda não há definição quanto ao possível nome da nova legenda.

A proposta de fusão foi aprovada por unanimidade pelos líderes regionais do DEM. Depois da reunião da Executiva, o DEM vai convocar para o próximo mês um encontro do Diretório Nacional que é a instância que tem mais integrantes e que deve referendar o projeto de união com a outra legenda.

O objetivo de dirigentes dos dois partidos é oficializar a fusão até outubro. Dentro do PSL também estão marcadas reuniões para debater o assunto, mas lá a fusão já está pacificada.

Interlocutores dos dois partidos acreditam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve oficializar a fusão até fevereiro do ano que vem.

O novo partido terá a maior bancada da Câmara, com 81 deputados, além de sete senadores, três governadores, o maior tempo de rádio e televisão na campanha de 2022 e os maiores fundos eleitoral e partidário. A presidência do partido deve ficar com Luciano Bivar, atual presidente do PSL, e a Secretaria-Geral com ACM Neto, presidente do DEM.

No DF, ainda não se sabe se a nova legenda será comandada pelo ex-deputado federal e presidente do DEM, Alberto Fraga, ou pelo atual presidente do PSL, Manoel Arruda. Atualmente, o DEM possui um deputado federal e um distrital. Já o PSL, apenas uma deputada federal.

Até a publicação da matéria não obtivemos resposta dos dirigentes locais do DEM e PSL. O espaço segue aberto para ambos.

Foto: Reprodução/Google Imagens

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

JUNTOS POR GOIÁS | Sob o comando de Daniel Vilela, MDB promove “Encontro Político” na sexta (24) para selar aliança com Ronaldo Caiado

Read Next

CONTRATOS SUPERFATURADOS | Servidores da Secretaria de Turismo investigados pela PCDF são exonerados por Ibaneis