• 29 de abril de 2024

OPERAÇÃO CONJUNTA | Ibaneis solicita auxílio às forças federais para restabelecer a ordem na Esplanada dos Ministérios

Confirmando a informação antecipada pelo Expressão Brasiliense, o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, encaminhou, neste domingo (8), um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino solicitando o auxílio do governo federal nas ações das forças de seguranças do DF na Esplanada dos Ministérios. 

No começo da tarde deste domingo, uma multidão composta por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes da República. Diante da situação caótica, o ex-ministro do governo Bolsonaro, o delegado da PF, Anderson Torres, que estava no comando da Secretaria de Segurança Pública do DF, foi exonerado.

Assim que demitiu Anderson Torres, Ibaneis Rocha encaminhou um pedido de auxílio ao ministro Flávio Dino. No documento, o governador solicita, em caráter de urgência, o uso da Força Nacional de Segurança Pública.

“Dirijo-me a V.Exa. a fim de solicitar, com a urgência que o caso requer, o envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Distrito Federal para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado da União e do Distrito Federal”, diz um dos trechos do documento.

Ao justificar seu pedido, Ibaneis ressalta que “os fatos ocorridos na presente data requerem a ação conjunta da Força Nacional de Segurança Pública e das Forças de Segurança do Distrito Federal”.

Confira abaixo o ofício de Ibaneis Rocha para Flávio Dino:

Ofício de Ibaneis Rocha para o ministro da Justiça e Segurança Pública

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

JÁ FOI EXONERADO | Ibaneis Rocha demite Anderson Torres após invasão de bolsonaristas radicais as sedes dos três poderes

Read Next

MANIFESTAÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS | Lula decreta intervenção federal na segurança do DF até dia 31 de janeiro