• 19 de julho de 2024

NÃO TEVE QUÓRUM | Sessão da CLDF é encerrada por causa de embate entre bolsonaristas e lulistas

Uma moção de repúdio contra a fala do presidente Lula sobre pessoas com deficiência (PCD) concentrou os debates da sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e impediu o prosseguimento da apreciação da pauta de votações nesta terça-feira (2). Distritais bolsonaristas e lulistas até tentaram um acordo, mas não houve consenso. 

O impasse se deu porque o deputado Iolando, do MDB, não aceitou que a moção contra o presidente da República fosse excluída da pauta. O distrital alegou que o petista ofendeu milhares de PCDs e que ele não poderia se calar diante de tamanha agressão ao segmento, o qual o próprio parlamentar está integrado já que ele tem deficiência em um de seus braços. 

“Foi uma fala extremamente repugnante, que entristeceu diversas famílias, e eu, como pessoa com deficiência, me senti ofendido”, esbravejou Iolando. 

Os parlamentares ainda tentaram convencer Iolando a apreciar a moção numa outra oportunidade, mas o distrital que tem entre as suas diversas bandeiras de luta a defesa das pessoas com deficiência, não cedeu à pressão.

Com isso, os líderes do PT e do bloco PSB-PSOL entraram em obstrução e não houve quórum suficiente para dar continuidade à apreciação e votação da pauta. 

Pauta nacional na CLDF

Apesar da CLDF ser voltada para o debate e discussão de matérias de interesse do Distrito Federal, a pauta nacional, especialmente o confronto entre deputados distritais bolsonaristas e lulistas, tem repercutido no plenário do parlamento distrital.

É notável que cada grupo tem procurado defender seus próprios interesses tanto em sessões no plenário como nas comissões e, principalmente, na CPI da CLDF que investiga os atos antidemocráticos.

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

ECONOMIA E TRANSPARÊNCIA | Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) compra caminhonetes com o preço mais baixo entre os órgãos goianos

Read Next

REFORÇO NA SAÚDE | GDF amplia carga horária de servidores para aumentar a capacidade de atendimento à população