• 19 de abril de 2024

MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO | Projeto aprovado do deputado Martins Machado visa combater a depressão, automutilação e suicídio na rede pública de ensino

Instituir diretrizes para incentivar medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, a automutilação e ao suicídio nas escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede pública do DF é o que prevê o projeto de lei nº 658/2019, de autoria do deputado distrital Martins Machado (Republicanos-DF), aprovado pelos distritais durante a última sessão realizada em setembro, mês utilizado para tratar do tema, por meio da campanha Setembro Amarelo.

continua depois da Publicidade

Leia também

HELLO! | CILs divulgam lista de contemplados em seus cursos de línguas

Estima-se que a depressão atinja cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil e cada vez mais aumento a quantidade de jovens e adolescentes diagnosticados com essa doença silenciosa que pode levar até ao suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos.

A automutilação é um sintoma comumente relacionado ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), mas também se manifesta em pessoas com depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia, vítimas de bullying, esquizofrênicos e muitos outros.

De acordo com o texto aprovado, serão realizadas ações como debates e palestras nas escolas e também a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores da rede pública de ensino.

O parlamentar acredita ser necessária a implementação de uma política distrital dentro das escolas com o intuito de promover conhecimento aos alunos e profissionais sobre esses problemas, que muitas vezes não são reconhecidos, mas que podem estar mais próximos do que imaginamos.

“Precisamos unir forças contra essas doenças silenciosas e algumas vezes fatais. É certo que o tratamento deve ser feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso, além do apoio absoluto da família”, destaca o distrital.

O projeto teve sua tramitação concluída na Câmara Legislativa e segue agora para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha.

Expressão Brasiliense

Read Previous

ORIENTAÇÃO TÉCNICA | GDF busca informações junto a OPAS sobre aquisição de vacinas contra covid

Read Next

DÍVIDA ATIVA | Pequenos produtores rurais podem renegociar com a União até 29 de dezembro