• 29 de março de 2024

Mais de 20% dos eleitores brasileiros se abstiveram de votar no primeiro turno

As eleições deste ano confirmaram o que muitos analistas e observadores da política brasileira vinham alertando a classe política: os eleitores estão insatisfeitos. Segundo os dados do TSE, por meio do divulgacandcontas, mais de 145 milhões de eleitores poderiam votar no primeiro turno, mas somente um pouco mais de 115 milhões compareceram às urnas. A abstenção chegou a mais de 20%.

Os números do TSE revelam ainda que dos que votaram, apenas 107 milhões e alguns quebrados de eleitores apertaram a tecla verde (confirma). Isso implica dizer que somadas as abstenções, votos brancos e votos nulos, mais de 25% dos eleitores não se convenceram em votar em nenhum dos cerca de 30 mil candidatos.

Para o segundo turno, esses dados podem ainda ser maior. Esses números do primeiro turno evidenciam que o eleitor brasileiro está contrariado com a classe política. Apesar da revolta, os que compareceram às urnas confirmaram que querem mudanças. Para a Câmara dos Deputados foram eleitos 243 novos parlamentares, 47,3%. O maior índice de renovação já obtido desde a assembleia constituinte de 1986. Já para o Senado, do total de 54 vagas em disputa neste ano, 46 serão ocupadas por novos nomes, mais de 85%.

A maioria das casas legislativas do Brasil também terão caras novas a partir de 2019. Pelo visto, o recado do eleitor está dado. Ficaremos na torcida de dias melhores para a nossa pátria amada e idolatrada.

Da Redação

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

Read Next

PF conclui inquérito dos Portos e indicia Michel Temer por corrupção