• 29 de março de 2024

Líderes comunitários apostam em enquetes virtuais para tentar administrar suas cidades

Em quase todas as regiões administrativas do DF, líderes comunitários decidiram apostar em enquetes virtuais na tentativa de se autopromoverem ao cargo de

administrador regional de suas cidades. Resta agora saber se o governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB) vai considerar as tais “listas” para escolher quem vai ser o seu representante em cada cidade.

A escolha dos administradores regionais sempre foi utilizada como moeda de troca entre o Executivo e o Legislativo. Deputados distritais costumam ser os padrinhos políticos dos administradores. Durante a campanha, Ibaneis disse que mudaria a forma de nomear os gestores de cada cidade e que ouviria a opinião da população antes de escolher um nome por meio de uma lista tríplice.

Nos últimos dias, grupos de aplicativos estão congestionados com tantas enquetes. Porém, essas votações não condizem com a realidade da opinião dos moradores. Fora que cada líder está fazendo a sua própria relação de nomes. Em algumas cidades têm mais enquetes do que nomes de pretendentes ao cargo. Ou seja, as sondagens não são confiáveis e pode até estar queimando os nomes desses líderes. Um outro detalhe é que ninguém garante que o governador eleito vai tomar sua decisão baseado nessas enquetes direcionadas e mal intencionadas.

Um dos riscos dessa ação dos líderes é que essas sondagens podem ser um tiro no pé de quem está se autopromovendo e sepultar de vez uma possível chance de administrar a sua cidade. É uma pena, pois tem muitos qualificados para ocupar o cargo, ao mesmo tempo que há também muita gente sem preparo e intelecto nenhum para assumir tamanha responsabilidade.

Da Redação

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Izalci consegue barrar PEC que retirava 10% do Fundo Constitucional do DF

Read Next

Bolsonaro diz que iniciou intensa agenda para “fazer diferente”