• 27 de abril de 2024

FILIAÇÃO INDIGESTA | Com discurso de que é candidato ao GDF, Izalci chega ao PL já correndo risco de ficar isolado politicamente em 2026

O que era para ser uma grande festa no Minas Hall para marcar a chegada do senador Izalci Lucas ao PL caminha para se transformar num ato de filiação bem indigesto para os liberais e pode gerar consequências irreversíveis para o novato, a ponto de deixá-lo isolado nas futuras alianças que estão por vir. 

E o culpado desse possível isolamento é o próprio Izalci que insiste com o discurso de que será novamente candidato ao GDF em 2026, mesmo ele tendo conhecimento que seus futuros colegas de partido integram a base de sustentação política do grupo Ibaneis, que tem a vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, como sucessora natural do atual mandatário do Buriti.

Recentemente, a coluna O Fino da Política revelou que os bolsonaristas que comandam o PL-DF não querem Izalci como candidato ao Buriti. 

Para piorar ainda mais a sua situação, o senador e seus assessores resolveram espalhar pelos quatro cantos da capital federal que ele terá o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro na corrida ao Buriti e que a ex-primeira-dama Michelle vai concorrer ao Senado na sua chapa nas próximas eleições. 

Um detalhe importante é que nem Bolsonaro e nem Michelle deram declarações de apoio ao senador. Pelo contrário, a ex-primeira-dama se manifestou publicamente quando esteve na cerimônia de outorga do título de Cidadã Honorária de Brasília para Celina na CLDF que quer ver a leoa governando o Distrito Federal. E Bolsonaro apenas gravou um vídeo “convidando todo mundo” para o ato de filiação e nada mais. Pelo visto, Izalci chegou atrasado.

Essas declarações de Izalci estão gerando um enorme desconforto para os liberais brasilienses, em especial entre detentores de mandato. Atualmente, o PL tem o comando de secretarias, administrações regionais e outros órgãos dentro da estrutura do GDF e, com toda certeza, eles não vão abrir mão de suas composições políticas para se aventurar no devaneio de Izalci Lucas.

Dentro do PL, muita gente começou a desconfiar de que o senador tem outras intenções, além de querer se candidatar ao GDF. No meio político, Izalci é lembrado por passar a rasteira na ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia e tomar-lhe o comando do PSDB. Seria a deputada Bia Kicis a próxima vítima? Diante das suspeitas de traição, já tem liberal que avisou que não vai participar da filiação do senador.

Estrategicamente, a ida de Izalci Lucas para o PL seria a chance de ouro para ele e seu grupo se reerguer e se reorganizar politicamente depois do vexame nas urnas em 2022, porém, parece que não é isso que eles querem. 

Nos bastidores, os comentários dão conta de que é bom a deputada Bia Kicis e os demais liberais abrirem os olhos, pois se Izalci seguir com seu projeto vai ficar todo mundo com o pires na mão.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

FAIXA EXCLUSIVA | Trânsito na W3 Sul terá mudanças a partir de quarta (27) para conclusão de obras de pavimentação

Read Next

PARA GARANTIR A VAGA | Alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos têm até o dia 8 de abril para atualizar cadastro