• 16 de abril de 2024

Ex-senador Gim Argello é beneficiado com indulto dado por Temer no Natal

A 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba (PR) concedeu ao ex-senador brasiliense Gim Argello autorização para deixar a prisão na sexta-feira (14). O político, condenado em segunda instância a 11 anos e oito meses de reclusão, no âmbito da Operação Lava Jato, foi beneficiado pelo indulto natalino editado pelo ex-presidente Michel Temer em 2017 (entenda abaixo). Com isso, a pena foi perdoada pela Justiça.

O decreto de indulto reduziu para um quinto o período de cumprimento de pena exigido para que o preso por crimes sem violência ou grave ameaça pudesse receber o benefício e obter liberdade. A medida vale para os detentos que reunissem essas condições em 25 de dezembro de 2017 – entre os quais presos por corrupção.

No caso de Gim Argello, na época em que o indulto foi assinado, ele já tinha cumprido um quinto da pena – 2 anos, seis meses e 16 dias de detenção. Em nota, a defesa do ex-senador afirmou que o político seguiu “todos os requisitos legais para a concessão do indulto, o qual foi concedido nesta sexta (14), após embargos da defesa”.

Segundo Marcelo Lebre, advogado do ex-parlamentar, a “liberdade [de Gim Argello] foi devolvida no final da tarde de ontem [sexta] e agora ele já está com a família”.

https://cvc.central.marketing/home/lp/templates/lpflex3.php?lp=168&leads=388&loja=341
Publicidade

A decisão que garantiu a liberdade de Gim Argello foi assinada pela juíza Ana Carolina Ramos. Na sentença, a magistrada escreveu:

“Por estarem presentes os requisitos legais, acolho os embargos de declaração com seus efeitos infringentes para o fim de conceder o indulto ao apenado”.

Desde o fim de 2018, o político vinha pleiteando a soltura, quando atingiu o cumprimento de um terço da pena – requisito mínimo para pedir progressão no regime.

Gim Argello, à época da condenação, também foi sentenciado a ressarcir os cofres públicos em R$ 7,35 milhões. O valor total da dívida, no entanto, ainda não foi quitado.

 

Expressão Brasiliense

Read Previous

GDF estende prazo de funcionamento das tendas de hidratação para enfrentar à dengue

Read Next

Os bastidores da Política em Brasília