• 6 de dezembro de 2021

ELEIÇÕES OAB/DF | Délio Lins é reeleito e vai continuar no comando da entidade até 2024

Com mais de 45% dos votos válidos, o advogado Délio Lins e Silva Junior foi reeleito para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF), neste domingo (21). Delinho, como também é conhecido, obteve 12.328 votos e venceu com uma vantagem de mais de 3 mil sobre a chapa da advogada Thais Riedel, que teve 9.192 e foi sua concorrente mais forte.

Os demais candidatos, Renata Amaral, Evandro Pertence e Guilherme Campelo, não chegaram a ameaçar a disputa polarizada entre Délio Lins e Thais Riedel. A chapa do Dr. Délio só perdeu em uma Subseção, nas demais ele venceu. Com a vitória, Délio vai comandar a OAB/DF até 2024.

Leia também  PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS | Calor e tempo seco no Centro-Oeste

Apesar da significativa vantagem sobre a segunda colocada, Délio Lins deverá fazer uma gestão mais voltada para sua classe. Ele foi muito criticado no decorrer do processo eleitoral por seus colegas que alegavam que a Ordem estava muito distante da categoria e a pandemia só veio a evidenciar ainda mais esse distanciamento.

Neste ano foi constatado um aumento da participação dos advogados em comparação a eleição anterior. Em 2018, Délio Lins foi eleito com pouco mais de 9 mil votos.

Leia também  TENSÃO NA ESPLANADA | Militares mostram preocupação com o discurso de Lula que incita a violência

Dos cerca de 50 mil advogados aptos a votar neste domingo, 29.572 se dispuseram a participar do pleito. O número de votos brancos e nulos foram 1.075 e 1.459, respectivamente. Juntos, esses votos correspondem a 8,57% do quantitativo total de votantes, o que leva a crer que a insatisfação com a atual gestão ainda é grande já que mais de 20 mil advogados aptos a votar nem sequer se mexeram.

Leia também  PSDB/DF anuncia apoio a Bolsonaro e Ibaneis Rocha

A OAB/DF é uma entidade que tem um peso importante na cidade, seja do ponto de vista político, social e até mesmo econômico, já que ela tem um orçamento anual milionário. Para 2022, a Seccional do DF tem um orçamento previsto de mais de R$ 34 milhões.

Foto: Reprodução/Google Imagens

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

O FINO DA POLÍTICA | Enquanto os outros prometeram, Ibaneis faz e entrega

Read Next

PARA TODO O ESTADO | Mutirão em homenagem a Iris Rezende vai percorrer as cidades goianas oferecendo serviços públicos e atividades culturais à população